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MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra

Vilaça, Aline Serzedello Neves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-12-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
  • Autor: Vilaça, Aline Serzedello Neves
  • Orientador: Pereira, Sayonara Sousa
  • Assuntos: Performance-Etnográfica; Jazz; Escrevivência; Dançovivências Negras; Antinegritude; Black "Dançovivências"; Anti-Blackness; Performance-Ethnographic; "Escrevivência"
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
  • Descrição: Diante das estatísticas com relação às mortes violentas, mortes por arma de fogo e homicídios ocorridos anualmente no Brasil e, cientes de que a juventude negra é o grande alvo de tamanha violência (IPEA, 2023). A presente tese pergunta: Como artistas negras, negros e negres respondem ao genocídio da juventude negra? Conduzidas pela performance Menino 111 (VILAÇA, 2016) dançando por suas cenas e sua estética jazzísta, relacionando-a com trechos de espetáculos, textos dramatúrgicos, imagens, poemas, músicas e descrições de coreografias de outras(es) autoras(es) e/ou intérpretes-criadoras(es), é percorrendo cada Cena (capítulo), Movimento (subcapítulo) da tese que são problematizados subtemas como: escravização, colonização, direitos humanos, dignidade humana e liberdade, envolvendo, transversalizando e revelando os passos para percorrer tal questão. Através de Encontros est-éticos (entrevistas), áudio-partilhas com artistas, pesquisa audiovisual e bibliográfica, além de visitas de campo são levantados dados que associados aos conceitos de antinegritude (VARGAS, 2017), escrevivência (EVARISTO, 2023), oralitura (MARTINS, 2022), necropolítica (MBEMBE, 2011), antropologia ultrajada (ROCHA, 2015), feminismo negro (hooks, 2009), performance etnográfica (JONES, 2009), são entrelaçados com as produções estéticas negrorreferenciadas investigadas, visando forjar as noções de dançovivências e corporalituras como agregadoras dos esforços epistemológicos, metodológicos e ontológicos no campo das Artes Cênicas protagonizados por negros, negras e negres em marcha, luta e front contra a morte física e simbólica. Por fim, em todo percurso da tese reverencia-se o contínuo tempo-espaço de aprendizagem constituído pelos plurais Movimentos de Mulheres Negras, Movimentos Negros e Artivismos Negros.
  • DOI: 10.11606/T.27.2023.tde-01042024-114938
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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