skip to main content

Em busca de Osíris o mistério no antigo Egito

Lúcia Serpa Maria Thais Lima Santos

2021

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-25092023-103908 )(Acessar)

  • Título:
    Em busca de Osíris o mistério no antigo Egito
  • Autor: Lúcia Serpa
  • Maria Thais Lima Santos
  • Assuntos: Osiris (divindade egípcia); TEATRO; DEUSES EGÍPCIOS; HISTÓRIA DO EGITO; ANTIGUIDADE; MISTÉRIO; EGITO ANTIGO; Ancestralidade; Ancestrality; History; Mistery; Theater
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas.
  • Descrição: Este trabalho investiga as práticas espirituais e suas configurações cênicas na cultura do Antigo Egito. Não tem como objetivo a configuração de um modelo egípcio para o teatro, mas o resgate basilar do modo peculiar com que acontecia o Mistério. Com base nos estudos de Araújo (1974; 2000), Clark (2004), Cashford (2010), Carvalho (1997; 2013; 2017) e Driotton (1954a; 1954b; 1957), além das narrações de Heródoto (2016) e Plutarco (1996) analisamos a história de Osíris e a realização de um Festival anual, no qual o Mistério do deus era apresentado em praça pública, como uma possível manifestação do modo de vida e de arte do Egito Faraônico. Neste percurso, a questão da identidade social e cultural é delimitada a partir da Nova História Cultural (NHC), dialogando com diferentes linhas da egiptologia - como aquela, herdeira de um modelo europeu, iniciada no século XIX, como também a que defende que a cultura do Egito Antigo integra uma África negra e ancestral. Adentramos também na questão da consolidação de um modelo grego que se tornou hegemônico na tradição teatral euro-ocidental, apoiado em uma doutrina universalista e literária do teatro, a partir da Poética, de Aristóteles, com as contribuições de Dupont (2017) e expoentes da Filosofia Africana e Afro-diaspórica
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 326 p il..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.