skip to main content

Altíssima ignorância a ignorância invencível e os debates europeus e sul-americanos sobre a salvação dos indígenas brasileiros a partir de Antônio Vieira (1535-1719)

Bento Machado Mota Adone Agnolin

2023

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-01032023-190137 )(Acessar)

  • Título:
    Altíssima ignorância a ignorância invencível e os debates europeus e sul-americanos sobre a salvação dos indígenas brasileiros a partir de Antônio Vieira (1535-1719)
  • Autor: Bento Machado Mota
  • Adone Agnolin
  • Assuntos: Vieira, Antônio 1608-1697; JESUÍTAS; TUPINAMBÁ; Ignorância Invencível; Indígenas Brasileiros; Probabilismo Moral
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese tem o objetivo de reconstituir os debates em torno da ignorância invencível dos indígenas do Brasil a partir da obra de Antônio Vieira. Este conceito medieval foi utilizado para definir aqueles que jamais haviam ouvido a palavra de Deus e não teriam condições de superar este desconhecimento. No último livro - não finalizado - de Vieira, intitulado Clavis Prophetarum, o jesuíta português lançou uma série de teses importantes a partir desse conceito, para defender que muitos povos do Novo Mundo, em geral, e dos indígenas brasileiros, em específico, não poderiam ser condenados. A partir desse livro, pretendemos reconstituir o amplo debate em torno da aplicação desta categoria entre teólogos e missionários que atuaram na América do sul e na Europa. Ao examiná-los, nossa proposta será a de entender como a associação da maior parte desses autores à linha de pensamento associada ao molinismo e ao probabilismo moral construiu uma nova ideia de ignorância invencível a partir da qual se sustentou que os povos que ignoravam totalmente a Deus não poderiam cometer nenhum pecado mortal, sendo impossível que fossem condenados. Também estudaremos como tais missionários e teólogos discutiram os indígenas do Brasil como exemplo do único povo no mundo que não teria nenhum tipo de sentimento religioso, tema praticamente inédito na historiografia. Dessa maneira, pretendemos reconstituir o debate em torno da ignorância invencível desde as suas primeiras discussões e aplicações para os
    indígenas americanos (1535), até as desventuras em torno da publicação da obra da Clavis Prophetarum (1719)
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 494 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.