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Efeitos da frequência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças
Suzete Chiviacowsky Go Tani
1993
Available at
EEFE - Esc. Educação Física e Esporte
(T 152.3 C-23 )
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Title:
Efeitos da frequência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças
Author:
Suzete Chiviacowsky
Go Tani
Subjects:
APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA)
Notes:
Dissertação (Mestrado)
Dissertação (Mestrado)-- Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo
Description:
O
objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da frequência relativa do conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora, em crianças de diferentes idades cronológicas. Participaram do experimento 160 crianças nas faixas etárias de 7 e de 10 anos de idade.
O
material utilizado foi um alvo circular de 2m de diâmetro, impresso em pano e afixado no solo, com
o
seu centro a uma distância de 2m de um tapume, colocado de forma a eliminar a informação visual das crianças. A tarefa consistiu em arremessar por cima do ombro, com
o
membro dominante e sem enxergar
o
alvo, saquinhos de pano contendo feijão, com
o
objetivo de acertar
o
centro do alvo.
O
delineamento experimental abrangeu duas fases: fase de aquisição, envolvendo a aprendizagem da tarefa e fase de transferência, para verificar os efeitos mais permanentes de aprendizagem após 24 horas.As crianças foram distribuídas em oito grupos de 20 crianças, de acordo com a idade e as diferentes condições de frequência. Os oito grupos receberam CR verbal e terminal. Na fase de aquisição, os gruposreceberam CR de acordo com as condições de frequência que se segue. Os grupos com 100% de frequência receberam CR após cada tentativa. Os grupos com 66% de frequência em dois terços das tentativas. Os grupos com 50% de frequência receberam CR em metade das tentativas. Os grupos com 33% de frequência receberam CR em um terço das tentativas. O resultado foi de encontro a hipótese da dependência, a qual defende que uma quantidade excessiva de cr pode prejudicar a aprendizagem por nao desenvolver o mecanismo de detecção e correção de erros de forma eficiente. Estes resultados possibilitam inferir que pode haver um nível ótimo de frequência de CR em diferentes fases do desenvolvimento
Creation Date:
1993
Format:
70 p.
Language:
Portuguese
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