skip to main content

Ambiente virtual de aprendizagem em linguagem infantil e o profissional do design: uma atuação interdisciplinar

Marson, Líliam Maria Dib

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2014-03-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ambiente virtual de aprendizagem em linguagem infantil e o profissional do design: uma atuação interdisciplinar
  • Autor: Marson, Líliam Maria Dib
  • Orientador: Maximino, Luciana Paula
  • Assuntos: Design Instrucional; Educação À Distância; Tecnologia Educacional; Telemedicina; Distance Education; Educational Technology; Instructional Design; Telemedicine
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O Design trabalha com a comunicação, facilitando a transmissão da mensagem ao público, pois intervém nos aspectos visuais e sensoriais do processo. Realiza um trabalho criativo e de qualidade, levando em conta a facilidade de percepção do conteúdo e da mensagem. Desta maneira, o designer não atua em uma única área, mas tem um amplo espectro de possibilidades projetuais, nas quais deve buscar a inclusão de todas as camadas da sociedade, sem preconceitos, valorizando sempre a multidisciplinaridade. Este aspecto do design é de grande relevância, pois sempre atua em conjunto com outras áreas, especialmente na execução de ações com objetivos comuns. O objetivo deste estudo foi adaptar e analisar o ambiente virtual de aprendizagem Fonoaudiologia para Pediatras desenvolvido por Martins (2012) sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil para orientação de médicos pediatras, realizando um re-design do ambiente para melhorar sua qualidade gráfica e sua interação digital. Atuou-se nos aspectos gráfico e digital do produto e analisou-se a qualidade do recurso tecnológico utilizado. Participaram do estudo 115 profissionais das áreas do design gráfico, web design e publicidade. A avaliação do material foi realizada por meio de um préquestionário, no qual o usuário não se identificava, mas fornecia informações referentes a sua área de atuação específica, ano de formação e local em que atua e outro questionário avaliativo adaptado do instrumento WebMAC - Website Motivational Analysis Checklist for Evaluating Service-Based Commercial Web Sites para checar se o layout, a estrutura de navegação, a identidade visual e as imagens desenvolvidos estão adequados ao assunto, ao público e ao objetivo do Ambiente. Para a inserção dos questionários no ambiente projetado, foi utilizado o Google DOCs, que permite a elaboração de questionários e planilhas on-line. Para a utilização desse serviço foi necessária a realização de um cadastro no Google com nome de usuário e senha. O resultado da adaptação proposta do endereço para acesso, http://www.fonopediatria.com e o processo de avaliação por designers foi efetivo para conferir a qualidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem, considerando o ambiente excelente, com alta expectativa para o sucesso.
  • DOI: 10.11606/D.25.2014.tde-24112015-154133
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2014-03-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.