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Tendências do ensino de Anatomia Animal na graduação de Medicina Veterinária

Catia Helena de Almeida Lima Massari Luciana Silveira Flôres Schoenau; Andressa Daronco Cereta; Maria Angélica Miglino

Revista de Graduação USP São Paulo v. 3, n. 2, p. 25-32, 2018

São Paulo 2018

Localização: FMVZ - Fac. Med. Vet. e Zootecnia    (MIG - 482 )(Acessar)

  • Título:
    Tendências do ensino de Anatomia Animal na graduação de Medicina Veterinária
  • Autor: Catia Helena de Almeida Lima Massari
  • Luciana Silveira Flôres Schoenau; Andressa Daronco Cereta; Maria Angélica Miglino
  • Assuntos: ANATOMIA ANIMAL -- ESTUDO E ENSINO; MEDICINA VETERINÁRIA -- ESTUDO E ENSINO
  • É parte de: Revista de Graduação USP São Paulo v. 3, n. 2, p. 25-32, 2018
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p25-32>. Acesso em: 12 jul. 2018
  • Notas Locais: Na FMVZ, ver acervo: MIG-482 Documento Digital
  • Descrição: O ensino de anatomia é de fundamental importância a todos os profissionais da área da saúde. Especialmente no campo da macroscopia, observam-se estímulos para o desenvolvimento de novos conceitos de educação médica com a aplicação de diferentes abordagens pedagógicas. Nos cursos de graduação em Medicina Veterinária, o método tradicional de ensino vem passando por inovações semestre após semestre. O presente artigo aborda quatro tendências no ensino de anatomia veterinária, verificadas através de uma revisão crítica: a) Aprendizagem assistida por computador a fim de desenvolver modelos anatômicos de animais virtuais; b) Modelos anatômicos artesanais, manequins e simuladores; c) Gravação de videoaulas e compartilhamento pela internet; e d) Uso de técnicas de preservação de cadáveres livres de formol. Conclui-se que a melhor metodologia de ensino de anatomia veterinária tende a ser aquela em que exista a associação de todos os novos recursos com a dissecação animal, complementando-se uns aos outros.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 25-32.
  • Idioma: Português

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