skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância validação de uma escala

Thaís Zerbini Gardênia Abbad

Estudos e Pesquisas em Psicologia Rio de Janeiro v. 9, n. 2, p. 447-463, 2009

Rio de Janeiro 2009

Online access. The library also has physical copies.

  • Title:
    Reação ao desempenho do tutor em um curso a distância validação de uma escala
  • Author: Thaís Zerbini
  • Gardênia Abbad
  • Subjects: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (AVALIAÇÃO); DESEMPENHO DO PROFESSOR
  • Is Part Of: Estudos e Pesquisas em Psicologia Rio de Janeiro v. 9, n. 2, p. 447-463, 2009
  • Notes: Disponível em : http://www.revispsi.uerj.br/v9n2/artigos/pdf/v9n2a12.pdf
  • Description: Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento de Reação ao Desempenho do Tutor. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento estão associados uma escala do tipo Likert, de 11 pontos (0 - Nunca e 10 - Sempre), que mede a freqüência com que o tutor utiliza os comportamentos descritos ao longo do curso. Foram realizadas análises de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). A escala apresentou estrutura unifatorial: Desempenho do Tutor, com 27 itens, ‘alfa’=0,98, e cargas fatoriais variando de 0,69 e 0,88. Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável
  • Publisher: Rio de Janeiro
  • Creation Date: 2009
  • Format: p. 447-465.
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait