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Necessidades de aprendizagem de alunos da educação profissional de nível técnico em Enfermagem

Fernanda dos Santos Nogueira Góes Adriana Katia Corrêa; Rosangela Andrade Aukar de Camargo; Cristina Yuri Nakata Hara

Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 68, n. 1, p. 20-25, 2015

Brasília 2015

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2722097 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Necessidades de aprendizagem de alunos da educação profissional de nível técnico em Enfermagem
  • Autor: Fernanda dos Santos Nogueira Góes
  • Adriana Katia Corrêa; Rosangela Andrade Aukar de Camargo; Cristina Yuri Nakata Hara
  • Assuntos: ENFERMAGEM; APRENDIZAGEM; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO
  • É parte de: Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 68, n. 1, p. 20-25, 2015
  • Descrição: Objetivo: identificar necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional Técnica (EPT) em Enfermagem. Estudo qualitativo, realizado em município do Estado de São Paulo. Método: os sujeitos foram alunos, professores e coordenadores da EPT e alunos do curso de bacharelado e licenciatura do ensino superior que já tiveram contato com EPT. A coleta de dados deu-se por questionário socioeconômico e círculos de cultura sobre as necessidades de aprendizagem. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alunos têm dificuldades em conteúdos não relacionados à Enfermagem, como português e matemática, e também em disciplinas introdutórias do curso de EPT o que possivelmente pode interferir negativamente na aprendizagem de conteúdos específicos da Enfermagem, bem como na qualidade do cuidado à saúde. Conclusão: faz-se necessário repensar os conteúdos ministrados e modos de ensinar desde a educação básica, assim como a formação do docente que hoje atua na EPT
    Objetivo: identificar las necesidades de los estudiantes de educación técnica profesional (EPT) de aprendizaje en enfermería. Estudio cualitativo realizado en el municipio de São Paulo. Método: los sujetos eran estudiantes, profesores y coordinadores de EPT y los estudiantes de la educación superior que han tenido contacto con EPT. La recolección de datos se realizó mediante cuestionario círculos socioeconómicos y culturales sobre las necesidades de aprendizaje. Para el análisis de los datos se utilizó el análisis de contenido. Resultados: se encontró que los estudiantes tienen dificultades contenidos no relacionados con la enfermería como portugués y matemáticas, así como cursos de iniciación en el curso de la EPT, que posiblemente puedan interferir negativamente en el aprendizaje de contenidos específicos de la enfermería y la calidad de la atención sanitaria. Conclusión: es necesario repensar los contenidos impartidos y formas de ensenar desde la educación básica, así como la formación de los profesores, que ahora trabaja en el EPT
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 20-25.
  • Idioma: Português

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