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Odé Erê diálogos entre Psicologia, Cultura e Educação em comunidade quilombola do interior da Bahia

Alice Costa Macedo João Florêncio Damasceno Neto; Jose Francisco Miguel Henriques Bairrao

REB - Revista de Estudios Brasileños Salamanca v. 4, n. 8, p. 11-21, 2017

Salamanca 2017

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Odé Erê diálogos entre Psicologia, Cultura e Educação em comunidade quilombola do interior da Bahia
  • Autor: Alice Costa Macedo
  • João Florêncio Damasceno Neto; Jose Francisco Miguel Henriques Bairrao
  • Assuntos: PSICOLOGIA SOCIAL; PSICOLOGIA COMUNITÁRIA; PSICOLOGIA; EDUCAÇÃO; Psicología Social; Psicología Comunitaria; Psicología; Educación; Social Psychology; Community Psychology; Psychology; Education
  • É parte de: REB - Revista de Estudios Brasileños Salamanca v. 4, n. 8, p. 11-21, 2017
  • Notas: Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/reb/article/view/139787/135066>. Acesso em: 19 fev. 2019
  • Descrição: A Psicologia Social busca compreender a interação entre indivíduo e sociedade, de modo a não reduzi-la a uma perspectiva dicotômica. Apresenta-se um relato da experiência em comunidade remanescente de quilombo no interior da Bahia. Propõe-se um diálogo entre Cultura, Educação e Psicologia baseado no estudo de caso a partir da análise de registros em diário de campo em três contextos diferentes: nas reuniões transdisciplinares com os profissionais que compunham o projeto; nos grupos sociodramáticos realizados pelo arte-educador da comunidade e no atendimento individual de uma criança, realizado por uma etnopsicóloga. Os operadores psicanalíticos foram utilizados heuristicamente como ponto de partida para perspectivar a análise. Compreende-se que é importante propor um modelo de intervenção em psicologia comunitária não reduzido ao tratamento clínico e individual de questões suposta e exclusivamente psíquicas. Os conteúdos emergidos no atendimento individual foram elaborados e ressignificados no atendimento sociodramático em grupo e vice-versa. Esta experiência conduz à reflexão de que as feridas e traumas não pertencem a um indivíduo, mas são elaboradas a partir de um patrimônio simbólico e cultural comum
    La Psicología Social busca comprender la interacción entre el individuo y la sociedad, con el objetivo de no reducirla a una perspectiva dicotómica. En este texto se presenta un relato de la experiencia en una comunidad remanente de un quilombo en el interior de Bahía. Se propone también un diálogo entre Cultura, Educación y Psicología basado en un estudio de caso a partir del análisis de los registros consignados en el diario de campo en tres contextos diferentes: en las reuniones transdisciplinares con los profesionales que conformaban el proyecto; en los grupos socio-dramáticos organizados por el educador artístico de la comunidad y en la atención individual prestada a un niño por una etnopsicóloga. Los operadores psicoanalíticos han sido utilizados heurísticamente como punto de partida para trazar la perspectiva del análisis. Se entiende que es importante proponer un modelo de intervención en psicología comunitaria que no se reduzca al tratamiento clínico e individual respecto a cuestiones supuesta y exclusivamente psíquicas. Los contenidos planteados en la atención individual fueron elaborados y resignificados en la atención socio-dramática en grupo y viceversa. Esta experiencia conduce a la reflexión sobre la importancia de considerar que las heridas y traumas no pertenecen a un individuo, sino que son elaboradas a partir de un patrimonio simbólico y cultural común
  • Editor: Salamanca
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 11-21.
  • Idioma: Português

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