skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Formação continuada e sujeitos-professores discursos e identidade

Fernanda Aleixo Chuffi Filomena Elaine Paiva Assolini

Revista do SELL: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários Uberaba v. 6, n. 3, on-line, 2017

Uberaba 2017

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 2928561 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Formação continuada e sujeitos-professores discursos e identidade
  • Autor: Fernanda Aleixo Chuffi
  • Filomena Elaine Paiva Assolini
  • Assuntos: FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; DISCURSO; IDENTIDADE; PROFESSORES; Teacher Education; Discourse; Identities
  • É parte de: Revista do SELL: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários Uberaba v. 6, n. 3, on-line, 2017
  • Notas Locais: A BCRP possui o material impresso
  • Descrição: Investigamos os processos formativos de sujeitos-professores (1º ao 5º ano) e as repercussões desses processos para a (des)construção de suas identidades profissionais. O aparato teórico é constituído pela Análise de Discurso (Pêcheux), em que o discurso é objeto histórico, e mantém sempre relação com outros dizeres. Trazemos a Psicanálise freudo-lacaniana, que pressupõe um sujeito atravessado pelo inconsciente, constituído pela falta e pelo(s) outro(s). As Ciências da Educação embasam as experiências formativas continuadas pelos quais o sujeito-professor passa e os ecos dessas para sua vida pessoal e profissional. Constituímos o corpus a partir de depoimentos escritos dos professores, nos quais discorrem sobre suas experiências de formação continuada. Selecionamos algumas, SDR (Courtine,1981), e observamos que: 1) há controle dos sentidos que podem circular nesses cursos, de modo que os sujeitos-professores são censurados e interditados em seus dizeres e fazeres pedagógicos e muitas vezes ocupam a posição de enunciadores de discursos alheios, reproduzindo, sem análise crítica alguma, as práticas pedagógicas que lhes são apresentadas tomando-as como modelos irrefutáveis; 2) os professores são imaginados como sujeitos, cujas identidades seriam fixas, estáveis, inabaláveis. Constituídas a partir de múltiplas vozes e sentidos, as identidades estão em constante processo de (re)construção e (re)significação, sendo afetadas por toda sorte de experiências vivenciadas pelo sujeito
  • Editor: Uberaba
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.