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O estabelecimento da atenção conjunta em um bebê com deficiência visual severa

Katia Miguel Colus Kátia de Souza Amorim

Psicologia: Teoria e Pesquisa Brasília v. 35, art. e3541, 2019

Brasília 2019

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 3015235 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    O estabelecimento da atenção conjunta em um bebê com deficiência visual severa
  • Autor: Katia Miguel Colus
  • Kátia de Souza Amorim
  • Assuntos: BEBÊ DE ALTO RISCO; DEFICIÊNCIA VISUAL; ATENÇÃO À SAÚDE; Atenção Conjunta; Joint Attention; Baby; Severe Visual Impairment
  • É parte de: Psicologia: Teoria e Pesquisa Brasília v. 35, art. e3541, 2019
  • Descrição: Atenção conjunta é uma capacidade relacional triádica, estabelecida na interação bebê-parceiro-objeto. É verificada pela direção do olhar ao olhar/ação do outro, sendo relatada como atenção visual conjunta. Pergunta-se como seria estabelecida em crianças cegas ou com deficiências visuais. Assim, investigou-se se e como ocorreriam construção, estabelecimento e manutenção da atenção conjunta em bebê com deficiência visual. Conduziu-se um estudo de caso de um bebê (inicialmente com sete meses), com videogravações, por quatro meses, na residência. A análise foi microgenética. Verificou-se que a atenção conjunta estabeleceu-se, foi construída e se manteve a partir de pistas não visuais, como táteis, olfativas, hápticas e sonoras. Adicionalmente, a emoção foi elemento favorecedor da atenção conjunta
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: art. e3541.
  • Idioma: Português

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