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Práticas educativas da família e da escola e seus efeitos no desempenho escolar de crianças das camadas populares

Márcia Cristina Argenti Perez Geraldo Romanelli

2004

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Perez, Mrcia Cristina Argenti )(Acessar)

  • Título:
    Práticas educativas da família e da escola e seus efeitos no desempenho escolar de crianças das camadas populares
  • Autor: Márcia Cristina Argenti Perez
  • Geraldo Romanelli
  • Assuntos: FAMÍLIA; ESCOLAS; RENDIMENTO ESCOLAR
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a dinâmica das práticas educativas desenvolvidas nas famílias de camadas populares e na instituição escolar e a influência que ambas exercem na aprendizagem de crianças do ensino fundamental. Para a realização de tal propósito, este estudo analisa a dinâmica da relação família-escola; as representações de pais, professores e alunos sobre o processo de escolarização; a organização do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação do rendimento escolar; o enfrentamento das questões relacionadas à diversidade socioeconômica e cultural das crianças; as manifestações de acompanhamento dos educadores aos alunos com dificuldade de aprendizagem e aos alunos com bom rendimento escolar; as expectativas do educando sobre sua experiência escolar; as iniciativas de superação das dificuldades escolares da criança pela escola e pela família. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental, na cidade de Araraquara/SP, que atende crianças provenientes de famílias das camadas populares. Em três classes da quarta série, selecionamos doze famílias, os respectivos filhos e os professores. Como procedimentos metodológico utilizamos algumas técnicas de pesquisa: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante na escola durante o ano letivo, algumas visitas às famílias, e coleta de registros escolares. A análise qualitativa dos dados indica alguns fatores para a condição de sucesso ou
    fracasso escolar dos alunos das camadas populares, como a forma de envolvimento da família na trajetória escolar dos filhos, o papel dos professores no incentivo à aprendizagem e o empenho do educando na superação das dificuldades para a concretização de seus projetos escolares. Conclui-se que, dependendo do incentivo da escola e da família nas atividades escolares, os alunos modificam o desempenho de forma positiva quando há um intenso acompanhamento das duas ... instituições ou de modo insatisfatório quando o aluno não é incentivado a melhorar seu rendimento
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 279 p. anexos.
  • Idioma: Português

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