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Temáticas de aprendizagem de clientes colostomizados estratégias norteadoras da assistência de enfermagem

Márcia Tasso Dal Poggetto Lisete Diniz Ribas Casagrande

2002

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (Poggetto, Márcia Tasso Dal )(Acessar)

  • Título:
    Temáticas de aprendizagem de clientes colostomizados estratégias norteadoras da assistência de enfermagem
  • Autor: Márcia Tasso Dal Poggetto
  • Lisete Diniz Ribas Casagrande
  • Assuntos: COLOSTOMIA; ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM; APRENDIZAGEM
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Com o intuito de oferecer subsídios para a melhoria da assistência de enfermagem a clientes colostomizados, este estudo teve como objetivos: apreender o significado da colostomia segundo a percepção desses clientes, identificar estratégias utilizadas por eles durante o processo de adaptação à nova condição de vida, explorar temáticas de aprendizagem, a partir das necessidades apresentadas por um grupo de clientes colostomizados e, ainda, discutir o papel do enfermeiro na promoção da saúde e na reabilitação dos clientes colostomizados. Optou-se pela abordagem qualitativa, especificamente pelo modelo de pesquisa participante, sob a forma de intervenção grupal. Participaram desse estudo seis clientes colostomizados. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, direcionada por dois instrumentos: um com os dados de identificação dos informantes e, o outro, com questões que buscavam identificar como esses clientes percebem, conhecem e expressam o significado de ser colostomizados. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos da análise temática proposta por Freire. Após a análise do conteúdo, foi possível distribuí-lo de acordo com os temas emergentes, ordená-los em três sub-temas: as mudanças físicas, as mudanças psico-sociais e as conquistas nesse percurso, e, após, organizá-los em doze categorias temáticas: eliminação: "o grande problema...", cuidados de higiene: "um, corpo estranho...", vestimenta: "eu mudei tudo...",
    alimentação: "eu como de tudo...", acessórios: "a gente tem todos os métodos.", atividade sexual: "tem que ter jogo de cintura...", apoio familiar: "a família influi muito.", espiritualidade: "é por Deus...", atividade cotidiana: "eu faço tudo...", significado: "uma nova vida...", desafios: "a gente tem que continuar...", aprendizagem: "eu fui fazendo e aprendendo...". Os resultados evidenciaram que, o significado atribuído pelos clientes ao fato de ser portador ) de uma colostomia revela a possibilidade de um renascer para uma nova vida, de saúde, desassociado da conotação de doença; as estratégias utilizadas durante o processo de adaptação à nova condição de vida correspondem a alternativas de solução para os problemas encontrados, trata-se de procedimentos práticos e simples, que advieram de um aprendizado resultante da convivência com a nova situação, referem-se às maneiras de evitar que os gases se acumulem nas bolsas coletoras, de higienizá-las e fixá-las durante o relacionamento sexual, às adaptações na estrutura da casa, na dieta, no vestuário e as alterações nas atividades cotidianas; ao serem exploradas as temáticas de aprendizagem observou-se a construção de conhecimentos para o autocuidado conferindo, o aumento da potencialidade individual e, conseqüentemente, contribuindo para reforçar a capacidade de enfrentamento, os sentimentos de segurança, de autonomia, de autoconfiança e de independência para manter sua vida ativa. ainda que submetido às
    limitações. O aprendizado, para esses clientes, foi conquistado na vivência cotidiana de ser colostomizado, ajustando-se a essa condição, agindo e transpondo as dificuldades impostas pela intervenção cirúrgica. Concluiu-se que a atividade educativa do enfermeiro, junto aos clientes colostomizados, deve favorecer-lhes a tomar consciência da situação que estão vivenciando, a reconhecer a necessidade do desenvolvimento de capacidades e habilidades para o autocuidado, garantindo a sua independência e autonomia nessa nova forma de viver
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 151 p anexos.
  • Idioma: Português

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