skip to main content

Efetividade no ensino de análise de contingências

Ana Lúcia A. de Oliveira Ulian Edwiges Ferreira de Mattos Silvares; Encontro da ABPMC (16. 2007 Brasilia)

Brasilia: ABPMC - Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007 Resumo de Sessões Coordenadas

Brasilia ABPMC-Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental 2007

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Efetividade no ensino de análise de contingências
  • Autor: Ana Lúcia A. de Oliveira Ulian
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares; Encontro da ABPMC (16. 2007 Brasilia)
  • Assuntos: TERAPIA COMPORTAMENTAL; PSICOTERAPIA ANALÍTICA; ANÁLISE FUNCIONAL
  • É parte de: Brasilia: ABPMC - Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007 Resumo de Sessões Coordenadas
  • Descrição: Um programa de ensino de análise de contingências (ou análise funcional) para formação de terapeutas analítico-comportamentais é apresentado neste trabalho, pois parece haver consenso na literatura de que essa é sua atividade principal, embora não haja consenso de como deve ser feita. O treinamento dessa habilidade foi baseado em ações descritas na literatura por analistas de comportamento quando diziam fazer análise funcional. A efetividade do programa foi medida pela qualidade das análises elaboradas por terapeutas-estagiários tanto de casos retirados da literatura como de casos atendidos por eles. Essas análises foram avaliadas de acordo com os critérios desenvolvidos por Sturmey (1996) para elaborar análises funcionais por escrito, pois tais critérios pareciam atender a maioria dos comportamentos relatados pelos terapeutas comportamentais ao fazer análises funcionais. O programa de ensino propiciou também uma descrição dos comportamentos essenciais desse profissional pela observação direta dos terapeutas-estagiários procedendo a análise funcional do comportamento de seus clientes, o que pode se constituir numa proposta de sistematização dessa atividade facilitando a tarefa de ensino da mesma e conceituando-a não apenas como uma atividade de avaliação, mas também como de intervenção, uma vez que o cliente é ensinado a realizar uma análise funcional do seu próprio comportamento desenvolvendo sua autonomia na resolução de seus problemas. Palavras-chave: análise funcional, análise de contingências, efetividade de ensino, formação
  • Editor: Brasilia ABPMC-Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 95-96.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.