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A preferência do sabor no processo de decisão de compra de cervejas avaliação da importância do sabor e das diferenças perceptíveis de sabor entre cervejas para os alunos do curso de Administração da FEA-USP

Ivan Nassif Souza Sonia Valle Walter Borges de Oliveira

2011

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (Souza, Ivan Nassif )(Acessar)

  • Título:
    A preferência do sabor no processo de decisão de compra de cervejas avaliação da importância do sabor e das diferenças perceptíveis de sabor entre cervejas para os alunos do curso de Administração da FEA-USP
  • Autor: Ivan Nassif Souza
  • Sonia Valle Walter Borges de Oliveira
  • Assuntos: CERVEJA; CERVEJA -- BRASIL; PREFERÊNCIAS; COMPRA E VENDA
  • Notas: Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Administração, apresentado ao Departamento de Administração da FEARP-USP
  • Descrição: O Brasil é um dos maiores produtores de cerveja do mundo e também um grande consumidor. Muito se é gasto, por parte das empresas, em publicidade e marketing para tentar influenciar o consumidor na sua decisão de compra. A maioria das cervejas é tratada como sendo a mais saborosa, mais leve, mais clara, feita com ingredientes selecionados e que não existe comparação. Mas até que ponto o consumidor consegue perceber essa diferença de qualidades ligadas ao sabor, ou, se essa diferença é simplesmente percebida? Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi pesquisar se o sabor da cerveja é um fator importante no processo de compra da cerveja e se esse sabor é perceptível entre as cervejas pesquisadas. A pesquisa foi realizada com uma amostra convencional de 15 pessoas, sendo 60% homens e 40% mulheres com idades entre 22 e 28 anos, todos estudantes do curso de Administração da Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto. Foram analisadas cinco cervejas sendo elas: Kaiser, Skol, Crystal, Brahma e Antarctica. A pesquisa foi dividida em duas etapas que consistem em um questionário preliminar fechado e um teste-cego de cerveja. O questionário tinha como objetivo levantar as bases de comparação para o teste-cego de cerveja. Nesse questionário foram levantadas informações de ordem de preferência das cervejas analisadas, importância do sabor em meio a outros atributos, como Marketing, Preço, Status e Marca, freqüência de consumo de cerveja e algumas afirmações para se tentar medir a concordância dos entrevistados quanto a relevância do sabor no processo de compra de cerveja. Após o preenchimento do questionário preliminar os entrevistados foram submetidos a um teste-cego de cerveja para se comparar os resultados obtidos nas duas etapas. 100% dos entrevistados deram importância de primeiro ou segundo lugar ao atributo sabor na hora da escolha por determinada cerveja.
    80% dos entrevistados tiveram alto grau de concordância com a afirmação “Eu escolho a cerveja porque o sabor é diferenciado” e 86% concordaram em alto grau com a afirmação “Os sabores variam de cerveja para cerveja”. Comparando estes resultados com os resultados do teste-cego observa-se certa incoerência, já que em muitos casos as cervejas se menor preferência enumeradas no questionário preliminar obtiveram altas Notas Gerais no teste-cego. Observa-se então que o sabor, embora um atributo considerado pelos entrevistados de maior importância no processo de compra da cerveja, não é claramente perceptível quando comparado com outras cervejas, podendo outros atributos como Marca e Marketing serem importantes para esse processo de compra
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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