skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Valores e usos dados à tecnologia o caso da informática educativa no Brasil (1970-1990)

Irineu Pacheco Paes Barreto Shozo Motoyama

2002

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T BARRETO, I.P.P. 2002 )(Acessar)

  • Título:
    Valores e usos dados à tecnologia o caso da informática educativa no Brasil (1970-1990)
  • Autor: Irineu Pacheco Paes Barreto
  • Shozo Motoyama
  • Assuntos: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO -- 1970-1990 -- BRASIL; EDUCAÇÃO -- 1970-1990 -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho procura examinar as bases históricas e intelectuais sobre as quais se estabeleceram as relações entre Informática e Educação no Brasil no período compreendido entre 1970 e 1990. Partimos de bases teóricas da história da ciência e da tecnologia a fim de analisar um caso específico do desenvolvimento tecnológico brasileiro: a formação da Informática Educativa. Compreendemos que a Informática foi valorizada e usada no período estudado sob a perspectiva da teoria da educação, que se articula por meio da interligação de concepções sobre a infância, o processo de aprendizagem, a cultura, e a educação. Demonstramos a influência do pensamento pedagógico sobre a criação da Informática Educativa através da análise do Projeto Educom, desenvolvido no Brasil, nos anos 80, complementada pela análise de estudos isolados que são abrangentes o suficiente para caracterizarem os dois lados da questão da Informática na Educação: aqueles que defendem o seu uso e os que o condenam, sobretudo no ensino elementar. Mostramos que a centralização dos debates em torno de uma teoria educacional ideológica, fez com que os educadores e o governo limitasse o âmbito de aplicação da tecnologia, ao negligenciar problemas fundamentais do sistema de ensino brasileiro
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 154 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.