skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

As concepções de leitura envolvidas nos programas infantis de televisão

Queiroz, Anna Carolina Muller

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2013-05-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As concepções de leitura envolvidas nos programas infantis de televisão
  • Autor: Queiroz, Anna Carolina Muller
  • Orientador: Leme, Maria Isabel da Silva
  • Assuntos: Alfabetização; Televisão; Psicologia Escolar; Construtivismo; Psicologia Cognitiva; Literacy; Educational Psychology; Construtivism; Cognitive Psychology; Television
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa identificou as concepções de leitura em programas televisivos que manipulam oral e visualmente a linguagem em português voltados ao público infantil de 0 a 7 anos de idade veiculados na programação televisiva da cidade de São Paulo e em DVDs vendidos em lojas de porte nacional. Pesquisaramse os programas de televisão voltados ao público infantil por meio da programação dos canais transmitidos na cidade de São Paulo e identificaram-se os DVDs infantis vendidos nas lojas virtuais Americanas.com e Submarino.com. Informações para identificação da manipulação da linguagem oral e visual em português e sobre a produção dos programas infantis foram levantadas no site de televisão de veiculação do mesmo e no caso de DVDs, no site de vendas. Dos 211 programas veiculados na televisão gratuita e paga e aproximadamente dos 2000 títulos de DVDs levantados que são voltados ao público infantil, apenas 1 programa de televisão e 2 séries de DVDs apresentaram manipulação visual e oral da linguagem em português. Estes programas foram analisados com base nas duas principais concepções teóricas de leitura Construtivista e da Psicologia Cognitiva, identificando-se em seu conteúdo a presença de uma ou dessas duas (mista) concepções. O programa de televisão Vila Sésamo, de acordo com sua produtora é baseado nas concepções da Psicologia Cognitiva, dado que foi confirmado por meio desta pesquisa. As séries Galinha Pintadinha e Xuxa só para baixinhos apresentaram a manipulação visual em português no formato de legendas, estilo close caption. Apresentaram concepção mista de leitura os 3 volumes do DVD Galinha Pintadinha e os volumes 4 a 11 da série Xuxa só para baixinhos. Os volumes 1 a 3 de Xuxa só para baixinhos apresentaram concepção construtivista de leitura. As produtoras de Galinha Pintadinha e Xuxa só para baixinhos não descrevem se utilizaram alguma concepção de leitura para a criação dos programas. Conclui-se que a programação infantil com manipulação visual da linguagem em português é escassa e que apenas a produtora do programa Vila Sésamo identifica a concepção de leitura utilizada para sua criação com intuito de auxiliar o desenvolvimento de habilidades necessárias à aquisição de leitura pelas crianças
  • DOI: 10.11606/D.47.2013.tde-30082013-162532
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2013-05-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.