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Funcionamento cognitivo de criança com queixas de aprendizagem jogando e aprendendo a jogar

Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro Lino de Macedo

2001

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB1051 R484f e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Funcionamento cognitivo de criança com queixas de aprendizagem jogando e aprendendo a jogar
  • Autor: Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro
  • Lino de Macedo
  • Assuntos: Piaget, Jean 1896-1980; APRENDIZAGEM ESCOLAR; CONSTRUTIVISMO (EDUCAÇÃO); PROCESSOS COGNITIVOS; QUEIXA ESCOLAR
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: PSICOLOGIA ESCOLAR
  • Descrição: A partir de uma perspectiva construtivista, analisou-se o funcionamento cognitivo de crianças com queixas de aprendizagem por meio de um jogo de regras, de modo a evidenciar seus conhecimentos prévios e a construção de novos conhecimentos. Foram realizados seis estudos de caso, com crianças entre 8 e 12 anos, e o funcionamento cognitivo foi analisado por meio de categorias correspondentes a aspectos cognitivos e afetivos das condutas. Na etapa inicial foram realizadas provas de classificação e partidas do jogo em que as crianças usaram os meios que lhes pareceram adequados para ganhar. Na segunda, visando a aprendizagem de estratégias, foram empregados a técnica de troca de papéis no jogo e a exercitação de esquemas a ele relacionados. Na final, foram jogadas partidas sem troca de papéis, partidas do mesmo jogo com um conteúdo novo e reaplicada uma das provas de classificação. Utilizou-se também um grupo de controle. Os resultados mostraram que: a) a troca de papéis foi um recurso que promoveu a aprendizagem de novos meios para jogar em cinco crianças, que quatro delas os mantiveram para a modalidade sem troca de papéis e três delas os generalizaram para o jogo com um conteúdo novo; b) o sistema de categorias permitiu caracterizar o funcionamento cognitivo das crianças e forneceu informações sobre o seu processo de aprendizagem que ajudam a compreender aspectos novos da queixa escolar; c) na análise do funcionamento cognitivo é importante considerar aspectos
    cognitivos e aspectos afetivos das condutas. A pesquisa contribui com diretrizes metodológicas para o estabelecimento de procedimentos de diagnóstico-intervenção combinados que podem ser úteis na avaliação da aprendizagem escolar
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 187 p.
  • Idioma: Português

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