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Tornar-se professor: um estudo sobre professores leigos amazônidas

Murta, Cláudia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2006-09-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Tornar-se professor: um estudo sobre professores leigos amazônidas
  • Autor: Murta, Cláudia
  • Orientador: Patto, Maria Helena Souza
  • Assuntos: Análise Do Discurso; Subjetividade; Psicanálise E Educação; Professores Leigos; Pedagogia; Formação De Professores; Pedagogy; Lay Teachers; Psychoanalysis And Education; Subjectivity; Discourse Analysis; Teacher Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho teve como ponto de origem a prática pedagógica de professores amazônidas, ribeirinhos e da floresta, que ingressaram no magistério na condição de professores leigos. Alguns, sem ter completado sequer as quatro primeiras séries do ensino fundamental. Outros, sem possuir, eles próprios, sequer o nível de escolaridade no qual lecionavam. Saltou-me aos olhos, em sua prática, a autoridade com que eles assumiam a função docente, a despeito de sua formação escolar incompleta ou precária, agravada pelas suas condições extremamente adversas de trabalho, em escolas palafitas, à beira-rio, ou em ranchos de palha na floresta, com turmas multisseriadas. Empenhada em entender como tal prática pedagógica se torna possível, defini como objetivo de minha pesquisa: compreender como alguém se torna professor à margem do sistema oficial de formação e credenciamento, ou seja, que dispositivos autorizam e legitimam um professor leigo a ocupar o lugar de quem ensina. Para esse fim, analisei redações (sob o título "Como me tornei professor(a)?") de dezesseis professores que começaram a lecionar na condição de leigos, nas quais eles relatam e significam a sua trajetória no magistério. Adotei como estratégia de pensamento a análise de discurso tal como formulada por Marlene Guirado: uma leitura institucional do discurso. Essa análise de discurso ocupa-se do modo como se dão, nos discursos dos sujeitos, os efeitos de reconhecimento e desconhecimento de suas práticas institucionais. Ao mesmo tempo, adotei o conceito de transferência para compreender como, na recuperação de sua trajetória profissional, os professores estabeleciam significações com a sua história pessoal, com as figuras de professores exemplares que marcaram suas vidas, com a instituição escolar e com a pedagogia moderna (prática discursiva dominante a partir da qual todo esse tecido de significações se mostrou possível nas redações). A análise dessas redações mostra que tornar-se professor é constituir, repetir, (re)produzir, de modo singular, uma prática discursiva institucional, prática que é, ela mesma, o dispositivo que autoriza o professor, inclusive o leigo, a ocupar o lugar de quem ensina. No ponto de chegada deste estudo, evidenciou-se também que esses dispositivos de autorização não são peculiares à docência leiga. Os resultados nos permitem afirmar, de modo geral, que tornar-se professor é ocupar o lugar de quem ensina, lugar este que passa a existir conforme o sujeito nele se enuncie. Finalizo a tese postulando a docência leiga como uma descontinuidade no discurso da pedagogia moderna, não obstante, paradoxalmente, ser parte dele.
  • DOI: 10.11606/T.47.2006.tde-11102006-080015
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2006-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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