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Discurso explicativo e suas implicações na prática pedagógica

Liliana Gruppi Afonso Moretti Lélia Erbolato Melo

2005

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T MORETTI,LILIANA G.A 2005 )(Acessar)

  • Título:
    Discurso explicativo e suas implicações na prática pedagógica
  • Autor: Liliana Gruppi Afonso Moretti
  • Lélia Erbolato Melo
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; ENSINO E APRENDIZAGEM; PEDAGOGIA (DISCURSOS)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Lingüística
  • Descrição: Neste estudo, a intenção é apresentar e ilustrar aspectos do desenvolvimento cognitivo e da competência discursiva com base na partilha de saberes, observada em momentos de interação entre professor-aluno, aluno-aluno, em sala de aula.Para fundamentação teórica, elegemos o eixo linguagem-cognição/pensamento e nos apoiamos em postulados teóricos de Piaget, da linha cognitivista; de Vygotsky, da linha sociointeracionista; de Wallon e de Bruner, da linha desenvolvimentista, que constituem os pilares do presente trabalho na medida em que nos direcionam para o discurso explicativo, nosso objeto de estudo.Para nossas reflexões sobre a explicação/discurso explicativo, elegemos as premissas de Borel (1981) "o ato de explicar é um ato do conhecimento, uma passagem do pensamento emitida por um enunciado lingüístico para se chegar a um produto que permite ao outro, com quem se fala, a possibilidade de entender aquilo que é dito" e de Halté (1988) " a circulação da fala/palavra tem como objetivo produzir uma explicação oriunda de um obstáculo comunicacional, de ordem cognitiva ou linguageira".As análises extraídas dos corpora coletados com alunos, na faixa etária de 8 a 10 anos, de uma segunda série do Ciclo I, Ensino Fundamental, em escola da rede municipal de São Paulo, foram realizadas considerando-se os aspectos lingüísticos e discursivos, o contexto e a situação de comunicação, focalizando os momentos discursivos de explicação, justificação e argumentação, com base na
    macroestrutura do discurso explicativo (Coltier, 1986; Lepoire, 1999) e suas fases de: (a) problematização, (b) resolução e (c) conclusão.Nos dados compilados, a análise qualitativa permitiu respostas satisfatórias às questões iniciais, uma vez que, estas coadunam com as premissas e postulados teóricos enfocados neste trabalho
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 101 p + anexos.
  • Idioma: Português

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