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Discurso explicativo e suas implicações na prática pedagógica
Liliana Gruppi Afonso Moretti Lélia Erbolato Melo
2005
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T MORETTI,LILIANA G.A 2005 )
(Acessar)
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Título:
Discurso explicativo e suas implicações na prática pedagógica
Autor:
Liliana Gruppi Afonso Moretti
Lélia Erbolato Melo
Assuntos:
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
PEDAGOGIA (DISCURSOS)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Lingüística
Descrição:
Neste estudo, a intenção é apresentar e ilustrar aspectos do desenvolvimento cognitivo e
da
competência discursiva com base na partilha de saberes, observada em momentos de interação entre professor-aluno, aluno-aluno, em sala de aula.Para fundamentação teórica, elegemos o eixo linguagem-cognição/pensamento e nos apoiamos em postulados teóricos de Piaget,
da
linha cognitivista; de Vygotsky,
da
linha sociointeracionista; de Wallon e de Bruner,
da
linha desenvolvimentista, que constituem os pilares do presente trabalho na medida em que nos direcionam para o discurso explicativo, nosso objeto de estudo.Para nossas reflexões sobre a explicação/discurso explicativo, elegemos as premissas de Borel (1981) "o ato de explicar é um ato do conhecimento, uma passagem do pensamento emitida por um enunciado lingüístico para se chegar a um produto que permite ao outro, com quem se fala, a possibilidade de entender aquilo que é dito" e de Halté (1988) " a circulação
da
fala/palavra tem como objetivo produzir uma explicação oriunda de um obstáculo comunicacional, de ordem cognitiva ou linguageira".As análises extraídas dos corpora coletados com alunos, na faixa etária de 8 a 10 anos, de uma segunda série do Ciclo I, Ensino Fundamental, em escola da rede municipal de São Paulo, foram realizadas considerando-se os aspectos lingüísticos e discursivos, o contexto e a situação de comunicação, focalizando os momentos discursivos de explicação, justificação e argumentação, com base na
macroestrutura do discurso explicativo (Coltier, 1986; Lepoire, 1999) e suas fases de: (a) problematização, (b) resolução e (c) conclusão.Nos dados compilados, a análise qualitativa permitiu respostas satisfatórias às questões iniciais, uma vez que, estas coadunam com as premissas e postulados teóricos enfocados neste trabalho
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
101 p + anexos.
Idioma:
Português
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