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Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização

Bastos, Helivalda Pedroza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2013-10-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização
  • Autor: Bastos, Helivalda Pedroza
  • Orientador: Fernandes, Maria Inês Assumpção
  • Assuntos: Escola; Formação; Instituições E Grupos; Medicalização; Saúde Mental; School; Mental Health; Medicalization; Institutions And Groups; Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo estudar o processo de medicalização e patologização da educação através de entrevistas com psicólogos da rede pública de saúde e coordenadores pedagógicos de escolas públicas focalizando a intervenção desses profissionais nas dificuldades apresentadas no processo ensino-aprendizagem. Medicalização e Patologização entendidas como um processo ideológico que transforma problemas sociais em doenças de indivíduos. Trabalhamos com a região norte do município de São Paulo. Os psicólogos entrevistados atuam em Unidades Básicas de Saúde e os coordenadores pedagógicos em escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. O método utilizado foi o qualitativo, sendo as entrevistas conduzidas de acordo com o preconizado por José Bleger. A análise desenvolvida utiliza o referencial teórico de Grupos Operativos, tal qual formulado por Enrique Pichon-Rivière. Os resultados apresentados desvelam as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no cotidiano de trabalho, principalmente no que tange à estrutura e dinâmica institucional e à formação acadêmica. Como consequência identificam-se processos de medicalização e patologização da educação. Aponta-se para a necessidade de revisão das políticas públicas e melhor instrumentalização teórica e técnica dos profissionais. Indica existir um pacto denegativo entre as instituições que garante a preservação da ordem estabelecida, evitando a crise que toda mudança carrega e, com isso, impedindo a transformação
  • DOI: 10.11606/T.47.2013.tde-25022014-164505
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2013-10-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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