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A desintegração da linguagem logocêntrica em the american dream, de Edward Albee, e fat men in skirts, de Nicky Silver

Daniela Tannús Ramos Maria Sílvia Betti

2004

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T RAMOS, D.T. 2004 v.2 )(Acessar)

  • Título:
    A desintegração da linguagem logocêntrica em the american dream, de Edward Albee, e fat men in skirts, de Nicky Silver
  • Autor: Daniela Tannús Ramos
  • Maria Sílvia Betti
  • Assuntos: Albee, Edward; Silver, Nicky; TEATRO (LITERATURA) -- ESTADOS UNIDOS; LINGUAGEM (ANÁLISE)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O drama burguês é um gênero teatral constituído sobre regras rigorosas, cujo elemento essencial é a ação. Esta significa tomada de consciência e transformação, e progride através do embate entre as personagens, as quais buscam a realização de suas vontades pelo diálogo constituído da articulação coerente de argumentos. Por dependerem tão somente de sua capacidade persuasiva para decidirem seus destinos, as personagens do drama, além de racionais e ativas, apresentam também a autonomia e liberdade como características essenciais. Baseado em ação, racionalidade e autonomia, o drama serve à ideologia burguesa por retratar o indivíduo articulado e livre. Entretanto, a partir da virada do século XX, a forma do drama começa a passar por uma crise, devido à sua ineficácia em representar novas realidades sociais e políticas. A sociedade norte-americana tem na crença em valores como liberdade e iniciativa a base ideológica para sua estruturação. Tal ideologia tem, portanto, no drama burguês a sua expressão teatral por excelência. A classe média americana, por sua vez, norteia sua existência na identificação com esta ideologia, que se mostra incongruente com a realidade desta mesma classe, alienada, compartimentalizada e irracional. Neste trabalho, pretendemos mostrar como nos textos The American Dream, de Edward Albee e Fat Men in Skirts, de Nicky Silver, ambos dramaturgos norte-americanos, o diálogo é fragmentado e a linguagem é desintegrada através de recursos
    como repetição, esquecimento, diálogos monológicos, literalidade, oposição, inversão e digressão. Nosso estudo pretende, através da análise da desintegração da linguagem logocêntrica (que resulta também na desintegração de convenções do drama), demonstrar como os dois textos desvelam o descompasso e a inadequação da classe média americana, bem como a inversão de valores de sua existência calcada no ilusório
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 2 v anexos.
  • Idioma: Português

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