skip to main content

Iracema no cinema: nação e identidade na passagem do literário para o fílmico

Zamberlan, Cesar Adolfo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2016-08-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Iracema no cinema: nação e identidade na passagem do literário para o fílmico
  • Autor: Zamberlan, Cesar Adolfo
  • Orientador: Bueno, Aparecida de Fatima
  • Assuntos: Adaptação; Literatura Brasileira; Iracema; Estudos Comparados; Cinema; Comparative Studies; Brazilian Literature; Adaptation; Movies
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Iracema no cinema: nação e identidade na passagem do literário para o fílmico busca responder a uma interrogação principal bastante simples: como o cinema brasileiro se apropriou de uma das personagens mais importantes da literatura brasileira: a Iracema de José de Alencar? A pesquisa busca entender como tal personagem, chave na construção da ideia de nação no século XIX, foi ressignificada por outra forma artística, o cinema, em outro tempo e em outro contexto histórico e social. Trata-se, portanto, de um estudo comparado de textos da língua portuguesa: texto literário, Iracema (José de Alencar, 1865), e textos fílmicos, Iracema (Carlos Coimbra, 1974), Iracema (Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974) e Cine Tapuia (Rosemberg Cariry, 2002), que, além de propor um modelo para análise da adaptação de obras literárias para o cinema, visa entender como se deu a projeção de temas e personagens do romance fundador para além do seu tempo histórico.
  • DOI: 10.11606/T.8.2016.tde-13122016-114325
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2016-08-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.