skip to main content

O tema funções e a linguagem matemática de professores de ensino médio por uma aprendizagem de significados

Edna Maura Zuffi Jesuina Lopes de Almeida Pacca

1999

Localização: FE - Faculdade de Educação    (515 Z94t ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O tema funções e a linguagem matemática de professores de ensino médio por uma aprendizagem de significados
  • Autor: Edna Maura Zuffi
  • Jesuina Lopes de Almeida Pacca
  • Assuntos: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Neste trabalho, apresentamos um estudo qualitativo sobre a utilização da linguagem matemática por professores de Matemática do Ensino Médio, ao tratarem do tema "funções". Procuramos investigar as formas de expressão destes professores - vistoscomo mediadores e 'catalisadores' dos processos de desenvolvimento de seus alunos (Vygotsky, 1989a, 1989b) - ao lidarem com suas próprias concepções sobre o tema, bem como ao explorá-lo nas situações pedagógicas em sala de aula. Ao investigarmosa linguagem matemática dentro de uma perspectiva teórica Vygotskiana, a questão dos contextos culturais em que se inserem os significados torna-se fundamental. Assim sendo, a pesquisa no ambiente natural em que se dá a expressão dos professoresatravés da linguagem matemática, que é a sala de aula, constitui-se em um fundamental instrumento para a aquisição dos nossos dados. Também foi aplicado um questionário e entrevistas curtas foram realizadas com os professores investigados.Trabalhamos especificamente com o conceito de função. Vimos que a linguagem formal do professor, exibida nas entrevistas e nas respostas ao questionário, tenta aproximá-lo das definições mais atuais do conceito, como as de Bourbaki e Dirichlet.Entretanto, em seu uso prático, através dos exemplos e da resolução de problemas, o conceito fica restrito a concepções mais clássicas, como a de Euler. Verifica-se uma coincidência na essência das concepções próprias dos
    professoresinvestigados, com a sua prática pedagógica ao tratarem o tema "funções", em sala de aula. Em ambos os casos, parece haver uma dicotomia entre a linguagem matemática utilizada para lidar com o "teórico" e aquela para expressar as questões"práticas"
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: 307 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.