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Motivação de professores universitários: uma busca pela compreensão

Oliveira, Marilene Olivier Ferreira De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2000-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Motivação de professores universitários: uma busca pela compreensão
  • Autor: Oliveira, Marilene Olivier Ferreira De
  • Orientador: Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de
  • Assuntos: Motivação; Professores De Ensino Superior; Higher Education Teachers; Motivation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O principal objetivo deste trabalho foi aprofundar os conhecimentos sobre a motivação dos docentes de Instituições Federais de Ensino Superior, notadamente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na busca de mecanismos que possam contribuir para a melhoria do nível motivacional dos professores. A pesquisa de campo envolveu três momentos: um primeiro, no qual foram coletados dados por meio de um questionário; um segundo, quando foram realizadas entrevistas com o nível de direção da instituição; e, um terceiro, procedendo a uma segunda coleta de dados, utilizando o focus group interview. O tratamento de todo esse material exigiu a utilização de uma técnica denominada triangulação. No caso dos dados quantitativos foi utilizada a análise de variância, com variáveis dummies e as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. O focus group já apresenta uma sinopse preliminar logo após sua aplicação. Essas três vertentes, foram analisadas de forma interativa e cruzada, para que se pudesse obter consistência nos resultados. O levantamento bibliográfico foi realizado com o intuito de fundamentar o estudo da motivação, da situação das universidades públicas brasileiras e da importância de uma nova política de incentivos docentes, frente às decisões tomadas pelo Governo Federal. A teoria da expectância foi a que deu sustentação maior a toda a pesquisa. A UFMS, é uma universidade emergente, tendo apenas 25 anos de existência. Situa-se em um estado eminentemente agropecuário, com baixa densidade demográfica e com um setor industrial incipiente, o que toma difícil a fixação de profissionais bem qualificados para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, à semelhança das demais Instituições Federais de Ensino Superior - no Brasil, vem sofrendo uma série de dificuldades decorrentes das medidas económicas e administrativas adotadas no país. As práticas e políticas de recursos humanos são restritas e requerem direcionamento específico para aumentar a motivação dos docentes para a pesquisa. Portanto, um diagnóstico da força motivacional e a identificação dos fatores relacionados ao desempenho dos professores constitui-se em condição essencial para uma política de recursos humanos, particularmente para melhorar a quantidade e qualidade das pesquisas realizadas e sustentar o crescimento em um ambiente que acena com a transformação dos critérios de sustentação dessas instituições.
  • DOI: 10.11606/T.12.2000.tde-06122022-163337
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2000-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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