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Pós-graduação em educação física no Brasil estudo das características e tendências da produção científica dos professores doutores

Marcia Silveira Kroeff Waldomiro Vergueiro

2000

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t378.1553 K93p e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Pós-graduação em educação física no Brasil estudo das características e tendências da produção científica dos professores doutores
  • Autor: Marcia Silveira Kroeff
  • Waldomiro Vergueiro
  • Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA (PESQUISA) -- BRASIL; PÓS-GRADUAÇÃO -- BRASIL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Estudo descritivo do tipo exploratório, realizado a partir de material bibliográfico e documentos, que visa analisar a produção científica dos professores doutores da área de educação física, no Brasil, afim de ampliar o conhecimento a respeito dos próprios programas de pós-graduação. Compõem a amostra, 42 professores doutores, graduados em educação física, que atuam ou atuaram nos 8 programas de pós-graduação, com cursos de mestrado e/ou doutorado em educação física, de universidades do Brasil, que receberam na última avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, conceito igual ou superior a 3, ou seja, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade Gama Filho. Os dados coletados totalizaram 1.664 documentos, oriundos da produção científica dos professores publicada no Brasil ou exterior, bem como 205 dissertações e teses orientadas por esses professores. Os dados da caracterização dos Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Educação Física, foram coletados a partir das informações disponibilizadas nas "homepages" das Instituições de Ensino Superior, por contatos telefônicos, bem como na síntese dos resultados da última avaliação CAPES. Os dados da produção científica
    dos professores, foram obtidos diretamente com os sujeitos da pesquisa (via Internet, telefone, correio convencional ouvisita), bem como, por meio do Banco de Currículos, Base de Currículos do conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Base PROSSIGA do CNPq, Banco de Dados Bibliográficos do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBI/USP, catálogos de produção científica das universidades e documentos ) existentes nos cursos em estudo, em forma de relatórios, projetos, listagens, "homepages", entre outros. Na análise da produção científica foram considerados os seguintes aspectos: a) tipo de autoria; b) suporte bibliográfico; c) idioma da publicação e temas abordados. Na análise das dissertações e teses orientadas foram considerados: a) formação acadêmica do orientando; e b) temas abordados. Para finalizar a etapa de análise dos dados procedeu-se uma análise exploratória de associação de variáveis, por meio do procedimento estatístico de Análise de Correspondência Múltipla (ACM, que permitiu a classificação dos professores em três grupos, GRUPO A, GRUPO A/B e o GRUPO B, baseado nos itens abordados nos critérios de área de avaliação da CAPES, mais especificamente no documento do Perfil de Excelência para a área de Educação Física (1996/1997), no tópico relativo ao corpo docente. Os resultados e conclusões apontam que os Programas Brasileiros de Pós-Graduação da área de educação física
    apresentam as áreas de concentração e as linhas de pesquisa bem interligadas e precisas. A produção científica e as orientações de dissertações e teses, têm refletido as áreas e linhas dos Programas. Aprodução conjunta do professor com os orientando apresenta-se bem caracterizada, sem que no entanto, tenha havido prejuízo na quantidade de produção individual do professor. A publicação de artigos de periódicos científicos deu-se principalmente em revistas conceituadas no QUALYS/CAPES, e mais especificamente, naquelas com conceito "B". Pelo menos 17, dos 42 professores doutores (que compõem os Grupos A e A/B), possuem no mínimo duas publicações por biênio, a contar da titulação de doutor. Há uma grande concentração de publicações em anais de eventos científicos. A área prioritária de publicação e orientações é a biológica
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 249 p.
  • Idioma: Português

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