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Internet e a comunicação de marketing entre empresas: um estudo exploratório em empresas de tecnologia da informação

Ferreira, Anna Célia Affonso Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2003-08-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Internet e a comunicação de marketing entre empresas: um estudo exploratório em empresas de tecnologia da informação
  • Autor: Ferreira, Anna Célia Affonso Dos Santos
  • Orientador: Santos, Dilson Gabriel dos
  • Assuntos: Comunicação Na Administração; Internet; Marketing; Tecnologia Da Informação; Communication In Administration; Information Technology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Com o advento da internet, o marketing das empresas deparou-se com uma nova realidade, tendo que lidar com uma mídia de comunicação diferenciada, além de trabalhar em um complexo ambiente de negócios, caracterizado pela globalização, desintermediação e maior integração entre empresas. Algumas características da internet que geram implicações para o marketing são: a internet disponibiliza a informação, matéria-prima da comunicação: a interatividade da Web dá aos clientes muito mais controle sobre a mensagem: a mudança em tempo real e alcance em escala global alteram o tempo e espaço da comunicação. Esses aspectos, aliados ao baixo custo e possibilidade de construção de relacionamento um-a-um na internet, indicam seu potencial para atender a complexidade do marketing business-to-business. A pesquisa empírica junto às empresas fornecedoras de tecnologia da informação, e seus clientes, enumerou as novas ferramentas de comunicação de marketing na rede, dentro do mix de comunicação, além de levantar, de forma exploratória, as implicações do aumento do uso da Internet para a comunicação tradicional e para a organização de marketing. O estudo demonstrou o grande potencial do e-marketing, na medida em que a internet melhora o relacionamento com os clientes organizacionais, auxiliando na sua fidelização. Os resultados demonstram algumas implicações práticas para o marketing organizacional do uso da internet na comunicação entre empresas.
  • DOI: 10.11606/D.12.2003.tde-31102023-172719
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2003-08-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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