skip to main content

Arte e transformações na cultura escolar

Sandra Cristina Gorni Benedetti Maria Heloisa C. de T Ferraz (Maria Heloisa Corrêa de Toledo)

2001

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t700.7 B462a e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Arte e transformações na cultura escolar
  • Autor: Sandra Cristina Gorni Benedetti
  • Maria Heloisa C. de T Ferraz (Maria Heloisa Corrêa de Toledo)
  • Assuntos: ESCOLA PÚBLICA; ARTE-EDUCAÇÃO; ARTES (ESTUDO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho resultou de uma pesquisa de campo cartográfica que investigou se a Arte pode, e sob quais condições, desencadear, entre alunos e professores, experiências estéticas, artísticas e culturais capazes de estimular transformações na cultura escolar, identificando a natureza de tais transformações e conjuntos de fatores que facilitaram, dificultaram ou bloquearam a ocorrência das mesmas, em duas escolas estaduais da cidade de Campinas-SP. Discutiu-se a Arte na educação escolar, principalmente, a partir das contribuições teóricas de Fusari & Ferraz, Barbosa, Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte; a arte e experiência estética, a partir de Pareyson e Quintás; a Arte, situada no imbricamento entre currículo, cultura escolar e produção de subjetividade, a partir das teorias de Sacristán, Gómez, Giroux, Berger & Luckman, Foucault, Deleuze & Guattari e Rolnik, agregando idéias de outros autores. O enfoque acerca das transformações no campo social e um conjunto de conceitos utilizados no tratamento teórico-metodológico conferido aos dados da pesquisa, advêm do plano de pensamento de Deleuze e Guattari, em suas obras individuais ou escritas em parceria. Em campo, foram levantados enunciados de alunos, professores de Arte, outros professores, professores coordenadores, diretores de escola, supervisores de ensino, assistente técnico-pedagógico de Arte e dirigentes regionais de ensino, sobre o papel e a situação da Arte no currículo. Entre o que se diz e o que se
    faz, foram identificados fatores que facilitaram e fatores que dificultaram e/ou bloquearam transformações na cultura escolar das duas escolas investigadas. Na escola onde ocorreram transformações, concebidas como revoluções moleculares, foi possível observar que a Arte teve participação relevante
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 231 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.