skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Arte e transformações na cultura escolar
Sandra Cristina Gorni Benedetti Maria Heloisa C. de T Ferraz (Maria Heloisa Corrêa de Toledo)
2001
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t700.7 B462a e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Arte e transformações na cultura escolar
Autor:
Sandra Cristina Gorni Benedetti
Maria Heloisa C. de T Ferraz (Maria Heloisa Corrêa de Toledo)
Assuntos:
ESCOLA PÚBLICA
;
ARTE-EDUCAÇÃO
;
ARTES (ESTUDO)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho resultou de uma pesquisa de campo cartográfica que investigou se a Arte pode, e sob quais condições, desencadear, entre alunos e professores, experiências estéticas, artísticas e culturais capazes de estimular transformações na cultura escolar, identificando a natureza de tais transformações e conjuntos de fatores que facilitaram, dificultaram ou bloquearam a ocorrência das mesmas, em duas escolas estaduais da cidade de Campinas-SP. Discutiu-se a Arte na educação escolar, principalmente, a partir das contribuições teóricas de Fusari & Ferraz, Barbosa, Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte; a arte e experiência estética, a partir de Pareyson e Quintás; a Arte, situada no imbricamento entre currículo, cultura escolar e produção de subjetividade, a partir das teorias de Sacristán, Gómez, Giroux, Berger & Luckman, Foucault, Deleuze & Guattari e Rolnik, agregando idéias de outros autores. O enfoque acerca das transformações no campo social e um conjunto de conceitos utilizados no tratamento teórico-metodológico conferido aos dados da pesquisa, advêm do plano de pensamento de Deleuze e Guattari, em suas obras individuais ou escritas em parceria. Em campo, foram levantados enunciados de alunos, professores de Arte, outros professores, professores coordenadores, diretores de escola, supervisores de ensino, assistente técnico-pedagógico de Arte e dirigentes regionais de ensino, sobre o papel e a situação da Arte no currículo. Entre o que se diz e o que se
faz, foram identificados fatores que facilitaram e fatores que dificultaram e/ou bloquearam transformações na cultura escolar das duas escolas investigadas. Na escola onde ocorreram transformações, concebidas como revoluções moleculares, foi possível observar que a Arte teve participação relevante
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
231 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript