skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Avaliação e efetividade de ações educacionais ofertadas a distância importância, resultados de pesquisa e tendências

Thaís Zerbini

2017

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Zerbini, Thaís )(Acessar)

  • Título:
    Avaliação e efetividade de ações educacionais ofertadas a distância importância, resultados de pesquisa e tendências
  • Autor: Thaís Zerbini
  • Assuntos: EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -- AVALIAÇÃO; APRENDIZAGEM ESCOLAR; CONHECIMENTO -- TRANSFERÊNCIA
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: Frente às constantes mudanças sociais, políticas e econômicas que influenciam o modo de produção contemporâneo, torna-se fundamental o desenvolvimento de ações educacionais que garantam a efetividade almejada por organizações diversas. Este cenário vem transformando a área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), a qual se torna essencial na formulação de respostas rápidas às novas exigências. Uma das alternativas para que as ações de TD&E contribuam para a promoção do desempenho organizacional seria estender os níveis de análise para grupos e equipes de trabalho, para a própria organização e para a sociedade. Contudo, tal alternativa apresenta limitações na prática vigente. Apesar do aperfeiçoamento do ensino de graduação e pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, políticas fundamentadas pela abordagem tecnicista e prescritiva perpetuam-se na prática das organizações. Um dos desafios e propostas da presente tese é levantar questões, além das sugestões teóricas e metodológicas, de como superar os desafios da Transferência de Conhecimento produzido em TD&E, mais especificamente na área de avaliação e efetividade de ações educacionais ofertadas a distância em diferentes contextos: corporativo, de qualificação profissional e universitário. Outro ponto importante consiste no principal objetivo de um sistema de TD&E: a Aprendizagem Humana. Muitos profissionais da área, por atuarem de forma exclusivamente Descritiva, deixam de considerar que o processo de aprendizagem é o eixo condutor de todo o sistema. Discussões sobre possibilidades de aprender em ações de educação a distancia (EAD) e de transferir o aprendido para ambientes de trabalho diversos são apresentadas. Portanto, os principais objetivos da presente tese consistem em: a) destacar a importância de analisar e avaliar de forma sistemática as ações
    educacionais ofertadas a distância em contextos corporativo, de qualificação profissional e universitário; b) relatar, analisar e discutir os resultados de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre as principais variáveis envolvidas nos modelos de avaliação e efetividade, com ênfase nos últimos quinze anos; c) discutir as implicações teóricas, metodológicas e práticas atuais e futuras sobre avaliação e efetividade de tais ações nos referidos contextos e propor uma agenda de pesquisa a partir das lacunas verificadas. Trata-se de análise crítica do estado da arte sobre o tema, alinhada aos relatos de pesquisa publicados ao longo da trajetória acadêmica da autora da presente tese nos últimos quinze anos em artigos científicos, livros e capítulos de livro. A partir desta análise, propõe-se objetivos e métodos de pesquisa necessários para o aperfeiçoamento da área em questão. Finaliza-se a tese com um resumo dos achados empíricos sobre predição de efetividade em EAD até o momento; as principais implicações teóricas, metodológicas e práticas para a área; bem como são sugeridas recomendações para as pesquisas futuras, ao detalhar uma agenda de pesquisa com ênfase no contexto brasileiro
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 186 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.