skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Show Results with:
Qualquer
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Busca Geral
Busca Simples
This feature requires javascript
Avaliação e efetividade de ações educacionais ofertadas a distância importância, resultados de pesquisa e tendências
Thaís Zerbini
2017
Localização:
FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto
(Zerbini, Thaís )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Avaliação e efetividade de ações educacionais ofertadas a distância importância, resultados de pesquisa e tendências
Autor:
Thaís Zerbini
Assuntos:
EDUCAÇÃO
;
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -- AVALIAÇÃO
;
APRENDIZAGEM ESCOLAR
;
CONHECIMENTO -- TRANSFERÊNCIA
Notas:
Tese (Livre Docência)
Descrição:
Frente às constantes mudanças sociais, políticas e econômicas que influenciam o modo de produção contemporâneo, torna-se fundamental o desenvolvimento de ações educacionais que garantam a efetividade almejada por organizações diversas. Este cenário vem transformando a área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), a qual se torna essencial na formulação de respostas rápidas às novas exigências. Uma das alternativas para que as ações de TD&E contribuam para a promoção do desempenho organizacional seria estender os níveis de análise para grupos e equipes de trabalho, para a própria organização e para a sociedade. Contudo, tal alternativa apresenta limitações na prática vigente. Apesar do aperfeiçoamento do ensino de graduação e pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, políticas fundamentadas pela abordagem tecnicista e prescritiva perpetuam-se na prática das organizações. Um dos desafios e propostas da presente tese é levantar questões, além das sugestões teóricas e metodológicas, de como superar os desafios da Transferência de Conhecimento produzido em TD&E, mais especificamente na área de avaliação e efetividade de ações educacionais ofertadas a distância em diferentes contextos: corporativo, de qualificação profissional e universitário. Outro ponto importante consiste no principal objetivo de um sistema de TD&E: a Aprendizagem Humana. Muitos profissionais da área, por atuarem de forma exclusivamente Descritiva, deixam de considerar que o processo de aprendizagem é o eixo condutor de todo o sistema. Discussões sobre possibilidades de aprender em ações de educação a distancia (EAD) e de transferir o aprendido para ambientes de trabalho diversos são apresentadas. Portanto, os principais objetivos da presente tese consistem em: a) destacar a importância de analisar e avaliar de forma sistemática as ações
educacionais ofertadas a distância em contextos corporativo, de qualificação profissional e universitário; b) relatar, analisar e discutir os resultados de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre as principais variáveis envolvidas nos modelos de avaliação e efetividade, com ênfase nos últimos quinze anos; c) discutir as implicações teóricas, metodológicas e práticas atuais e futuras sobre avaliação e efetividade de tais ações nos referidos contextos e propor uma agenda de pesquisa a partir das lacunas verificadas. Trata-se de análise crítica do estado da arte sobre o tema, alinhada aos relatos de pesquisa publicados ao longo da trajetória acadêmica da autora da presente tese nos últimos quinze anos em artigos científicos, livros e capítulos de livro. A partir desta análise, propõe-se objetivos e métodos de pesquisa necessários para o aperfeiçoamento da área em questão. Finaliza-se a tese com um resumo dos achados empíricos sobre predição de efetividade em EAD até o momento; as principais implicações teóricas, metodológicas e práticas para a área; bem como são sugeridas recomendações para as pesquisas futuras, ao detalhar uma agenda de pesquisa com ênfase no contexto brasileiro
Data de criação/publicação:
2017
Formato:
186 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript