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Martín-Barbero, Canclini, Orozco. Os impasses de uma teoria da comunicação latino-americana

Marcondes Filho, Ciro

Revista FAMECOS, 2008-09, Vol.15 (35), p.71 [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Martín-Barbero, Canclini, Orozco. Os impasses de uma teoria da comunicação latino-americana
  • Autor: Marcondes Filho, Ciro
  • É parte de: Revista FAMECOS, 2008-09, Vol.15 (35), p.71
  • Descrição: A  pesquisa  latino-americana  de  comunicação  lembra uma ilha isolada, indiferente aos grandes debates filosófico-comunicacionais do século 20.  Martín-Barbero ainda pensa segundo o modelo das totalidades e das hegemonias. Estudar a comunicação, para ele, é intervir, agir socialmente, e o processo comunicacional não está no ato de se assistir a TV, mas nas trocas que o receptor faz, lá  fora,  com  sua  comunidade.  Néstor  Canclini,  trabalhando com arte e cultura popular, é mais realista, vê o consumo como feito da cumplicidade entre a sociedade civil e o Estado. Critica os que enaltecem os objetos da arte popular e se esquecem dos homens e de seus processos. Guillermo Orozco segue Martín-Barbero e critica as pesquisas que se ocupam do ato comunicacional específico. É alguém que busca a ressurreição dos agentes que vão esclarecer as pessoas como assistir “corretamente” à TV.
  • Idioma: Inglês

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