skip to main content

Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores

CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE ; SASSERON, LÚCIA HELENA

Estudos avançados, 2018-12, Vol.32 (94), p.43-55 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
  • Autor: CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE ; SASSERON, LÚCIA HELENA
  • É parte de: Estudos avançados, 2018-12, Vol.32 (94), p.43-55
  • Descrição: RESUMO Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial. ABSTRACT In this paper, we present and discuss issues concerning the planning and implementation of Physics lessons focused on both teaching and learning. We highlight the role of inquiry and argumentative practices as central to approaching Physics in the classroom. We present the essential knowledge that Physics teachers must consider in their professional activity, and highlight some actions that can be performed in their initial training.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.