skip to main content

BIM aplicado ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo: um Panorama de práticas pedagógicas

Fantin, Natália Rosa ; Paula, Frederico Braida Rodrigues de

Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2023-07, Vol.14, p.e023019 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    BIM aplicado ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo: um Panorama de práticas pedagógicas
  • Autor: Fantin, Natália Rosa ; Paula, Frederico Braida Rodrigues de
  • É parte de: Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2023-07, Vol.14, p.e023019
  • Descrição: Este artigo versa sobre o Building Information Modeling (BIM) no contexto de ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. O principal objetivo é examinar os métodos de ensino de projeto de arquitetura auxiliados pelo BIM, que foram publicados por pesquisadores e professores. Através de uma revisão sistemática de literatura (RSL), buscou-se discutir quais mudanças têm sido observadas nas pesquisas a respeito do ensino de projeto nas escolas de arquitetura, quando se incorpora, explicitamente, o BIM no processo projetual. Através da premissa de que existe uma metodologia ou conjunto de práticas metodológicas específicas para o ensino de projeto auxiliado pelo BIM, pretende-se extrair as práticas e experimentos de ensino reunidas no repositório CuminCad, no qual está publicado um conjunto significativo de trabalhos acadêmicos. Dessa forma, foi extraído um rol de abordagens didáticas sobre BIM aplicado no ensino de projeto, de forma a subsidiar pesquisas do campo e a própria prática experimental de professores de projeto. Ao final, foram encontradas cinco categorias de abordagens do BIM no projeto de arquitetura, as quais apontam alguns caminhos possíveis para o ensino de projeto de arquitetura e urbanismo sob uma perspectiva da incorporação do paradigma BIM.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.