skip to main content

O enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e educação física: alguns apontamentos

Lamar, Adolfo Ramos ; Zoboli, Fabio ; Nunes, Camila da Cunha

Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad : Cts, 2013, Vol.8 (23), p.17-28 [Periódico revisado por pares]

Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, OEI

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e educação física: alguns apontamentos
  • Autor: Lamar, Adolfo Ramos ; Zoboli, Fabio ; Nunes, Camila da Cunha
  • Assuntos: ciência ; educação física ; physical education society ; science ; sociedade ; technology and society ; tecnologia e sociedade
  • É parte de: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad : Cts, 2013, Vol.8 (23), p.17-28
  • Descrição: The scientific and technological issue of Physical Education is the scene of social relations, however in Brazil it has been analyzed mostly by Epistemology. From this, it is necessary to address such issues from a perspective that discuss there more extensive and thorough. Thus, it is important to discuss the possible relevance of the focus Science, Technology and Society (STS) for analysis of Physical Education. From this perspective, this article discusses the im-portance of focusing on the STS in Physical Education to the extent that this approach consid-ers not only the epistemological aspects but also social science. The STS approach in Physical Education, and in sport, involves attention to their conditions of social gender, ideological, eco-nomic, political, cultural, ethnic, racial and religious, ethical and moral, the need for supervision or public control and the democratic progress and its implementation. By applying this approach of STS is important to understand that the practices in the field of Physical Education and sports are not inherently good or evil or socially neutral. A problemática científica e tecnológica da Educação Física é cenário de relações sociais, po-rém no Brasil esta tem sido analisada em sua maior parte pela Epistemologia. Partindo disso, se faz necessário abordar a referida problemática desde uma perspectiva que a discuta de forma mais ampla e aprofundada. Assim, é importante refletir sobre a possível relevância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para análise da Educação Física. Nessa pers-pectiva, o presente artigo discute a importância do enfoque CTS na Educação Física na medi-da em que este enfoque considera não somente os aspectos epistemológicos como também sociais da ciência. O enfoque CTS na Educação Física, e no esporte, envolve a atenção para as suas condições de gênero social, ideológico, econômico, político, cultural, aspectos étnicos, raciais e religiosos, ética e moral, a necessidade de supervisão ou controle público e o pro-gresso democrático e sua implementação. Ao aplicar esta abordagem da CTS é importante entender que as práticas no campo da Educação Física e esportes não são inerentemente boas ou más ou socialmente neutras.
  • Editor: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, OEI
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.