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O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança

Ribeiro Nascimento, Lílian Cristine ; Toledo Monteiro, Francisca Paula

Educação temática digital, 2007-01, Vol.8 (8), p.192-203 [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

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  • Título:
    O feminino materno e o masculino filial: as dificuldades de aprendizagem como sintoma na criança
  • Autor: Ribeiro Nascimento, Lílian Cristine ; Toledo Monteiro, Francisca Paula
  • Assuntos: Castration ; Castração ; Children ; Dificuldades de aprendizagem ; Disorders ; Freud, Sigmund (1856-1939) ; Language attitudes ; Learning disabilities ; Learning Processes ; Parent Child Relationship ; Parents & parenting ; Pedagogy ; Psicanálise ; Psychoanalysis ; Speech therapy ; Written language
  • É parte de: Educação temática digital, 2007-01, Vol.8 (8), p.192-203
  • Descrição: O presente artigo versa sobre alguns sintomas apresentados por crianças que freqüentam a clínica fonoaudiológica e pedagógica, sintomas estes que se manifestam como alterações da linguagem oral e/ou escrita, os quais buscamos interrogar a partir da psicanálise. Apresentamos quatro casos de meninos nos quais uma relação simbiótica com a mãe era mantida e se evidenciava por relatos e atitudes infantilizadas para com criança. Relatamos como o trabalho pedagógico e fonoaudiológico baseado na perspectiva psicanalítica possibilitou modificações na relação materno - filial e permitiu à criança deslocar seus sintomas na aprendizagem. Palavras-chave Psicanálise; Castração; Dificuldades de aprendizagem The present article addresses some symptoms found in children attending pedagogical treatment and speech therapy. These symptoms, which manifest themselves as disorders in oral and/or written language, are interrogated herein under a psychoanalytical perspective. Four cases are presented where boys had a symbiotic relationship with their mothers, with the resulting childish reports and attitudes. The pedagogical treatment and speech therapy based on a psychoanalytical perspective brought in some changes in the mother-child relationship, allowing the children to dislocate their symptoms regarding the learning process.
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Idioma: Português

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