skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Josep Goday e o mobiliário escolar espanhol na primeira metade do século 20

Sá, Jauri dos Santos

História da Educação, 2015, Vol.19 (45), p.13-13 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Josep Goday e o mobiliário escolar espanhol na primeira metade do século 20
  • Autor: Sá, Jauri dos Santos
  • Assuntos: arquitetura escolar ; cultura material escolar ; História da Educação ; mobiliário escolar
  • É parte de: História da Educação, 2015, Vol.19 (45), p.13-13
  • Descrição: The present paper presents some systematic reflections on the history of Spanish school furniture, focusing on the proposals idealized by architect Josep Goday i Casals. Inserted in the field of study of educational patrimony, it seeks to see school furniture as an authentic source to investigate the material culture of the school. The methodological basis of the analysis is situated in the field of exploratory research, and is done in the form of research on literature. Data is obtained from the collection of the Ramon Llull Center of Infant and Elementary Education (Centro de Educação Infantil e Primária Ramon Llull) and in the work Josep Goday Casals: arquitectura escolar a Barcelona dela Mancomunitata la república (2008). In the conclusions the role played by architect Goday is emphasized, as a protagonist in the configuration of furniture that tries to dignify the classroom, besides the architectural and esthetic aspects. Neste artigo estão sistematizadas reflexões sobre a história do mobiliário escolar espanhol, com foco nas propostas do arquiteto Josep Goday i Casals. Inserido no campo de estudo do patrimônio educativo, busca-se enxergar o mobiliário escolar como autêntica fonte de investigação da cultura material escolar. A base metodológica da análise situa-se no campo da pesquisa exploratória e o procedimento assume a forma de pesquisa bibliográfica. A coleta de dados realizou-se no acervo do Centro de Educação Infantil e Primária Ramon Llull e na obra Josep Goday Casals: arquitectura escolar a Barcelona dela Mancomunitata la república (2008). Nas conclusões, enfatiza-se o papel desempenhado pelo arquiteto como protagonista na configuração de um mobiliário que procura dignificar a sala aula para além dos aspectos arquitetônicos e estéticos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.