skip to main content

IDENTIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA COMO PRÉ-REQUISITOS PARA AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA

Rosa, Alessandra Lobo da Silva ; Shimoya, Aldo ; Shimoda, Eduardo ; de Albuquerque Fernandes, Fabricio Ferreira ; Oliveira, Erik da Silva ; Chagas, Gabriella Lima Viana ; Rosa, Nathalia Ramos Ribeiro ; Da Hora, Henrique Rego Monteiro

Acta Biomedica Brasiliensia, 2017-12, Vol.8 (2), p.32-46 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal Fluminense

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    IDENTIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA COMO PRÉ-REQUISITOS PARA AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA
  • Autor: Rosa, Alessandra Lobo da Silva ; Shimoya, Aldo ; Shimoda, Eduardo ; de Albuquerque Fernandes, Fabricio Ferreira ; Oliveira, Erik da Silva ; Chagas, Gabriella Lima Viana ; Rosa, Nathalia Ramos Ribeiro ; Da Hora, Henrique Rego Monteiro
  • Assuntos: Chemistry ; Drugstore ; Farmácia ; Lawshe ; Questionnaire ; Questionário ; Química
  • É parte de: Acta Biomedica Brasiliensia, 2017-12, Vol.8 (2), p.32-46
  • Descrição: Uma das bases de um curso de farmácia é a química, sendo que uma gama de conteúdo é incluída na ementa da disciplina. No entanto, muitas vezes, torna-se difícil o cumprimento de todos os conteúdos. É importante, portanto, a identificação de conteúdos que são essenciais diante da restrição de tempo existente em alguns casos. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi identificar os conteúdos de química que são essenciais para as disciplinas específicas do curso técnicoem farmácia. Foielaborado e aplicado um questionário contendo dimensões e conteúdos da disciplina de química. A coleta de dados se deu entre maio e julho de 2015, entrevistando-se 84 alunos no último módulo e 11 docentes de cursos técnicos de farmácia em Campos dos Goytacazes, RJ. Foi aplicado o método de Lawshe para validação dos itens. Como resultado, percebeu-se que a maioria dos conteúdos das dimensões: “tabela periódica”, “fundamentos das reações químicas”, “misturas e soluções”, “acidez e basicidade” e “funções inorgânicas” foram consideradas como essenciais, tanto sob a percepção de docentes quanto dos discentes. No caso das dimensões: “átomos”, “ligação química”, “moléculas” e “química orgânica”, há necessidade de reavaliação, aumentando-se o tamanho da amostra, para conclusões mais definitivas. Concluiu-se que parte dos conteúdos de química disponibilizados para o curso técnico em farmácia poderiam ser excluídos, sugerindo-se uma reavaliação e discussão das ementas, o que permitiria otimizar o tempo e investimento de esforços em conteúdos realmente prioritários para a formação técnica e o exercício da profissão.
  • Editor: Universidade Federal Fluminense
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.