skip to main content

O Papel das Capacidades Dinâmicas na Internacionalização de Empresas

Kretschmer, Caroline ; Garrido, Ivan Lapuente

Internext, 2019-05, Vol.14 (2), p.111-127

Sao Paulo: Assoc. Escola Superior de Propaganda e Marketing

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O Papel das Capacidades Dinâmicas na Internacionalização de Empresas
  • Autor: Kretschmer, Caroline ; Garrido, Ivan Lapuente
  • Assuntos: Capacidades Dinâmicas ; Case studies ; Dynamic Capabilities ; Estratégia ; Estudos Organizacionais ; Globalization ; Internacionalização ; Internacionalização de Empresas ; International business ; Internationalization ; Organizational behavior ; Strategy
  • É parte de: Internext, 2019-05, Vol.14 (2), p.111-127
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é contribuir para a literatura de Capacidades Dinâmicas e Negócios Internacionais evidenciado quais os recursos organizacionais permitem a inserção e permanência em mercados externos, bem como as capacidades que são desenvolvidas por empresas que se internacionalizam e se mantêm no contexto internacional. Para tanto, buscou-se articular a lente teórica das capacidades dinâmicas e sua relação com a atuação em mercado internacionais, e aliar a literatura que aborda a internacionalização organizacional. Desenvolveu-se a pesquisa empírica por meio da análise do processo de internacionalização e do comportamento estratégico de duas empresas brasileiras. Realizou-se um estudo de caso múltiplo e qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos, sendo analisados mediante a análise de conteúdo. Os resultados sustentam que a internacionalização se mostrou viável e alicerçada na articulação das capacidades dinâmicas que moldam uma arquitetura organizacional competitiva e na constante percepção dos gestores de novas oportunidades de atuação internacional provenientes de seus clientes. O artigo contribui para as duas vertentes teóricas propondo um framework para concatena-las, evidenciando os recursos, caminhos e capacidades necessárias para a perenidade e expansão em contextos internacionais, assim como a relevância das Capacidades Dinâmicas na internacionalização organizacional.
  • Editor: Sao Paulo: Assoc. Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.