skip to main content

Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos

Machado, Leticia Rocha ; Grande, Tássia Priscila Fagundes ; Behar, Patricia Alejandra ; Luna, Fabiana de Miranda Rocha

Educação temática digital, 2016-01, Vol.18 (4), p.903-921 [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
  • Autor: Machado, Leticia Rocha ; Grande, Tássia Priscila Fagundes ; Behar, Patricia Alejandra ; Luna, Fabiana de Miranda Rocha
  • Assuntos: Competências Digitais ; Digital literacy ; Education ; Email ; Idosos ; Inclusão Digital ; Internet ; Literacy ; Participant Observation
  • É parte de: Educação temática digital, 2016-01, Vol.18 (4), p.903-921
  • Descrição: O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.  
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.