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O médico-higienista e a arquitetura escolar no Brasil sob o prisma da educação sexual entre os séculos XiX e XX

Rodrigues dos Santos, Luciano

Revista Tempos e Espaços em Educação (Online), 2010, Vol.3 (5) [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    O médico-higienista e a arquitetura escolar no Brasil sob o prisma da educação sexual entre os séculos XiX e XX
  • Autor: Rodrigues dos Santos, Luciano
  • Assuntos: Arquitetura escolar ; Educação sexual ; higienista ; hygienist ; Medical ; Médico ; School architecture ; Sex education
  • É parte de: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online), 2010, Vol.3 (5)
  • Descrição: The present study sought to know how if dealt with sexual education under brazilian educational during the transition and/or breakage of the imperial period to the republican, more precisely between the 19th and 20th centuries. This was necessary historiografar the relationship between the medical-hygienists and school groups (school architectural projects) in Brazil, under the prism of sex education, understanding that these two segments were closely, justifying the focus of analysis. The study was developed through research mainly historical, making use of iconographic sources (photographs). The analyses and interpretations of qualitative sources were focused on the tags of sex education in school architectural designs from that period. Considering the results, we can say that the medical-hygienists allies to catholic priests were the main mentors by spread of sexual education in brazilian society, causing this reproduction of stereotypes of gender roles typically masculine and feminine. And that school groups through their architectural designs, were able to disseminate this same sex education imprint sexist and separatist under brazilian educational. O presente trabalho buscou conhecer como se abordava a educação sexual no âmbito educacional brasileiro durante a transição e/ou ruptura do período imperial para o republicano, mais precisamente entre os séculos XIX e XX. Com isso, foi necessário historiografar a relação entre os médico-higienistas e os grupos escolares (projetos arquitetônicos escolares) no Brasil, sob o prisma da educação sexual, entendendo que esses dois segmentos apresentavam estreita ligação, justificando o foco de análise. O estudo se desenvolveu por meio da pesquisa histórica, fazendo uso principalmente de fontes iconográficas (fotografias). As análises e interpretações das fontes foram qualitativas, centradas nas marcas da educação sexual presente nos projetos arquitetônicos escolares desse período. Considerando os resultados, podemos afirmar que os médico-higienistas aliados aos padres católicos foram os principais mentores pela propagação da educação sexual na sociedade brasileira, ocasionando com isso, na reprodução de estereótipos de papéis sexuais tipicamente masculinos e femininos. E que os grupos escolares através de seus projetos arquitetônicos, conseguiram disseminar essa mesma educação sexual de cunho sexista e separatista no âmbito educacional brasileiro.
  • Idioma: Português

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