skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A Avaliação do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemia

Mendonça, Andreia Vieira de ; Viana, Tania Vicente ; Nascimento, Karla Angélica Silva do

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2023, Vol.49 (1) [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A Avaliação do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemia
  • Autor: Mendonça, Andreia Vieira de ; Viana, Tania Vicente ; Nascimento, Karla Angélica Silva do
  • Assuntos: Avaliação do rendimento escolar ; Covid ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação inclusiva ; Evaluation of school performance ; Inclusive education ; Intellectual developmental disorder ; Transtorno do Desenvolvimento Intelectual
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2023, Vol.49 (1)
  • Descrição: Resumo O presente artigo tem como objetivo identificar a avaliação do ensino-aprendizagem no ensino regular durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021), com enfoque na pessoa com deficiência intelectual. Neste sentido, encontram-se elementos para uma reflexão acerca da avaliação da pessoa com deficiência intelectual, contextualizando uma abordagem para sua ressignificação. Para isso, relacionam-se questionamentos pertinentes à valorização das diferenças individuais dos alunos, discutindo a avaliação do ensino-aprendizagem no contexto inclusivo. O estudo é de natureza qualitativa, com o uso de um roteiro de entrevista semiestruturado com familiares e/ou responsáveis de pessoas com deficiência intelectual, para destacar a relação entre a legislação, a avaliação do ensino-aprendizagem e a educação inclusiva no contexto da pandemia da Covid-19 (2020-2021). Os dados analisados integram a tese de Mendonça (2022). A revisão literária proporciona referencial teórico para colaborar com a discussão. Problematizou-se como foi realizada a avaliação do ensino-aprendizagem no ensino regular durante pandemia da Covid-19 (2020-2021), em relação à pessoa com deficiência intelectual. Verificou-se, por uma parcela da amostra, que a avaliação da pessoa com deficiência intelectual foi negligenciada no referido período e, entre os demais participantes da pesquisa, caracteriza-se pela utilização limitada ao uso de instrumentos quantitativos e de mensuração. Conclui-se a necessidade de repensar a avaliação do ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, em contexto inclusivo, em conformidade com a legislação brasileira vigente. Abstract This article aims to identify the evaluation of teaching-learning in regular education during the Covid-19 pandemic (2020-2021), focusing on people with intellectual disabilities. In this sense, we find elements for reflection about evaluating people with intellectual disabilities, contextualizing an approach for its re-signification. To this end, pertinent questions are related to the appreciation of students’ individual differences, discussing the evaluation of teaching-learning in the inclusive context. The study is qualitative, using a semi-structured interview script with family members and/or guardians of people with intellectual disabilities to highlight the relationship between legislation, teaching-learning assessment, and inclusive education in the context of the Covid-19 pandemic (2020-2021). The data analyzed are part of Mendonça’s thesis (2022). The literature review provides theoretical references to contribute to the discussion. The evaluation of teaching-learning in regular education during the Covid-19 pandemic (2020-2021) was problematized concerning people with intellectual disabilities. It was verified, by a portion of the sample, that the evaluation of people with intellectual disabilities was neglected in this period, and, among the other research participants, it is characterized by the limited use of quantitative and measurement instruments. We conclude the need to rethink the evaluation of the teaching-learning of the person with intellectual disabilities, in an inclusive context, under the Brazilian legislation in force.
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.