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Estratégias competitivas e desempenho da indústria automobilística no Brasil

Rodrigo Morem da Costa ; Henkin, Hélio

Economia e Sociedade, 2016-08, Vol.25 (2), p.457-487 [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Economia

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  • Título:
    Estratégias competitivas e desempenho da indústria automobilística no Brasil
  • Autor: Rodrigo Morem da Costa ; Henkin, Hélio
  • Assuntos: Brazilian automotive industry ; Competitive strategy ; ECONOMICS ; Pattern of sectoral competition ; Regional manufacturing platform ; SOCIOLOGY ; Technological paradigm
  • É parte de: Economia e Sociedade, 2016-08, Vol.25 (2), p.457-487
  • Descrição: Nos anos 1990, a indústria automobilística brasileira experimentou um processo de reestruturação induzido pela mudança nas estratégias de concorrência das montadoras e pelas transformações na economia nacional. O trabalho analisou como ocorreu esse processo no período 1989-2013 desde uma concepção teórica Evolucionária. A reestruturação levou à redução do hiato tecnológico em veículos e em processos de fabricação, frente ao observado em países avançados. Isto se manifestou por meio de investimentos em modernização das plantas existentes e em abertura de novas unidades de produção. O resultado foi um expressivo aumento de produção, produtividade e consumo de autoveículos, que alçaram o Brasil à 7ª posição no ranking de países produtores e à 4ª no de vendas domésticas, consolidando sua condição de plataforma regional de fabricação para o mercado sul-americano. Ademais, algumas das subsidiárias brasileiras chegaram a um nível de domínio da tecnologia, que as habilitaram ao desenvolvimento autônomo de novos autoveículos.
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Economia
  • Idioma: Português;Inglês

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