skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Transmediação do livro-alfabeto Hoje Sinto-me...: uma leitura comparativa de duas edições

Costa, Inês

Íkala : revista de lenguaje y cultura, 2019, Vol.24 (3), p.575 [Periódico revisado por pares]

Medellín: Universidad de Antioquía

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Transmediação do livro-alfabeto Hoje Sinto-me...: uma leitura comparativa de duas edições
  • Autor: Costa, Inês
  • Assuntos: Childrens literature ; Childrens picture books ; Comparative literature ; literatura comparada, transfers, culturais, literatura infantil, livro-álbum, Madalena Moniz ; Personality
  • É parte de: Íkala : revista de lenguaje y cultura, 2019, Vol.24 (3), p.575
  • Descrição: Partindo do pressuposto de que todas as opções tomadas durante o processo de criação e editorial trabalham em conjunto para transmitir significados (Sipe, 2001), sugere-se que duas edições diferentes da mesma obra possam proporcionar experiências de leitura diferentes. Ao comparar as publicações portuguesa e de língua inglesa do livro-alfabeto Hoje Sinto-me..., de Madalena Moniz, analisando as componentes textual, de ilustração e de arquitetura do objeto, com especial ênfase nos elementos paratextuais, concluiu-se que a primeira privilegia a dimensão estética e a segunda a vertente educativa. Para além das opções editoriais, as variações introduzidas pela autora contribuíram, igualmente, para criar perceções globais marcadamente distintas, ao ponto de poder inferir-se que a própria personalidade do protagonista terá sofrido alterações.
  • Editor: Medellín: Universidad de Antioquía
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.