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MUSEUS FECHADOS

Alcione Gabardo Junior ; Maclovia Corrêa da Silva

Contradição (Paranavaí), 2023-10, Vol.4 (2) [Periódico revisado por pares]

Edufatecie

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Citações Citado por
  • Título:
    MUSEUS FECHADOS
  • Autor: Alcione Gabardo Junior ; Maclovia Corrêa da Silva
  • Assuntos: Instituições ; Museus ; Processos adaptativos
  • É parte de: Contradição (Paranavaí), 2023-10, Vol.4 (2)
  • Descrição: Os museus são instituições universais seculares que perceberam e incorporaram necessidades de adaptações constantes em suas práticas, como forma de garantir a relevância frente aos demais atores com os quais interage e a sua legitimidade institucional. Períodos de crises profundas provocam mudanças abruptas nos ambientes e exigem adaptação por parte da instituição como forma de garantir a sua sobrevivência. Tais processos adaptativos são intencionais e devem ser norteados pela razoabilidade da intensidade das mudanças sob risco de perda da identidade e invisibilidade da instituição, ou seja, a instituição existe, mas não é percebida pela diversidade de atores. Nesta perspectiva, surge a questão norteadora deste artigo ao interrogar que práticas podem ser adotadas pelas instituições em períodos de mudanças profundas sem que tais práticas constituam mudanças radicais nas finalidades institucionais? A metodologia adotada engloba uma discussão teórica sobre adaptação e mudanças nas instituições e a análise envolvendo a implementação de uma ação educativa por parte do Museu de Arte Indígena no contexto da crise sanitária provocada pela COVID-19. Destaca-se a ampliação das especialidades institucionais e consequente aumento da infusão de valores percebidos pelos atores com os quais o museu interage. Evidencia-se lacunas e oportunidades que afloram em ambientes de interação mesmo em períodos de crises profundas.    
  • Editor: Edufatecie
  • Idioma: Português

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