skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências

BATISTA, RENATA F. M. ; SILVA, CIBELLE CELESTINO

Estudos Avançados, 2018-12, Vol.32 (94), p.97-110 [Periódico revisado por pares]

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
  • Autor: BATISTA, RENATA F. M. ; SILVA, CIBELLE CELESTINO
  • Assuntos: CULTURAL STUDIES ; Experimental activities ; Historical-investigative approach ; History of Science ; Science teaching ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY
  • É parte de: Estudos Avançados, 2018-12, Vol.32 (94), p.97-110
  • Descrição: RESUMO A abordagem Histórico-Investigativa (HI) vem sendo construída ao longo das duas últimas décadas no contexto da busca por caminhos para incentivar motivação, engajamento e argumentação dos alunos em sala de aula. A HI destaca-se por propiciar competências relevantes ao fazer científico, além de tornar os alunos mais ativos e participativos do processo de aprendizagem e contextualizar os conhecimentos escolares. Essa abordagem caracteriza-se pelo uso de atividades experimentais de cunho investigativo, pautadas por episódios históricos, centradas nos alunos e orientadas pelo professor, de modo a criar situações de ensino e aprendizagem que propiciem a reflexão sobre conteúdos específicos da ciência e conteúdos metacientíficos, a prática experimental e a argumentação. Este artigo discute as bases pedagógicas e epistemológicas, objetivos e contribuições da abordagem histórico-investigativa aoEnsino de Ciências.
  • Editor: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.