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A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930

Bessa, Virginia De Almeida

Revista de História (São Paulo), 2020-09 (179), p.1-33

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História

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  • Título:
    A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930
  • Autor: Bessa, Virginia De Almeida
  • Materias: HISTORY ; imigração italiana ; Mário de Andrade ; profissionalização musical ; São Paulo ; teatro musicado
  • Es parte de: Revista de História (São Paulo), 2020-09 (179), p.1-33
  • Descripción: O artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.
  • Editor: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História
  • Idioma: Inglés;Portugués

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