skip to main content

A formação continuada do professor de Física

PACCA, JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA ; VILLANI, ALBERTO

Estudos Avançados, 2018-12, Vol.32 (94), p.57-71 [Peer Reviewed Journal]

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo

Full text available

Citations Cited by
  • Title:
    A formação continuada do professor de Física
  • Author: PACCA, JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA ; VILLANI, ALBERTO
  • Subjects: Continuous education ; CULTURAL STUDIES ; Pedagogical dialogue ; Physics teacher competences ; Professional update ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY
  • Is Part Of: Estudos Avançados, 2018-12, Vol.32 (94), p.57-71
  • Description: RESUMO A Formação Continuada do Professor de Física chega ao presente ainda sem procedimentos eficazes e adequados. Ela teve início efetivamente na década de 1960 quando se percebeu que o ensino das Ciências não ia bem; seu objetivo era treinar os professores nos projetos de ensino que eram produzidos. Posteriormente, percebeu que essa formação devia ser entendida como atualização dos professores, mas chegou aos nossos dias sem resolver os problemas educacionais que continuam a aumentar. Tendo em vista o progresso científico e tecnológico crescente, deveria dar conta de fatores essenciais para a constituição do perfil desejável do professor. O artigo considera três fatores para a formação continuada: a passagem do treinamento nos projetos para a atualização dos professores, o processo de ensino para a aprendizagem significativa e a construção da competência profissional.
  • Publisher: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
  • Language: Portuguese;Spanish

Searching Remote Databases, Please Wait

  • Searching for
  • inscope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
  • Show me what you have so far