skip to main content

Jogos de linguagem na educação do campo: cotidiano e matemática na visão de professores do campo

Teixeira Junior, Valdomiro Pinheiro

Alexandria (Florianópolis), 2020-05, Vol.13 (1), p.57-72 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Santa Catarina

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Jogos de linguagem na educação do campo: cotidiano e matemática na visão de professores do campo
  • Autor: Teixeira Junior, Valdomiro Pinheiro
  • Assuntos: Contextualization ; Contextualização ; Educação do campo ; Educação matemática ; Jogos de linguagem ; Language games ; Matemática ; Mathematics ; Peasant education ; Peasant teachers ; Professores do campo
  • É parte de: Alexandria (Florianópolis), 2020-05, Vol.13 (1), p.57-72
  • Descrição: A contextualização a partir do cotidiano é defendida por documentos e referenciais teóricos da Educação Matemática e associada aos princípios da Educação do Campo, por se considerar que ela oferece sentido e permite valorizar a realidade dos estudantes. No entanto, a segunda filosofia de Wittgenstein aponta que realidades diferentes são jogos de linguagens que possuem no máximo semelhanças e não uma relação imediata. Nesse sentido, esta pesquisa buscou perceber as relações que os professores de matemática de uma escola do campo fazem entre as realidades da matemática formal e do cotidiano. Os professores apontam problemas em suas formações, tanto com relação ao conteúdo, quanto em discussões sobre contextualização, que surge mais como um discurso. Mas para além do discurso é possível perceber em falas dos professores que estes entendem que alguns conteúdos são de difícil contextualização, mas nem por isso devem ser preteridos.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Catarina
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.