skip to main content

Olhares sobre o currículo para a formação de professores no primeiro curso superior de Matemática no Norte de Minas Gerais (1968-1978)

Castro e Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de ; Gomes, Maria Laura Magalhães

Ensino em re-vista, 2020-04, p.659-679 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Uberlândia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Olhares sobre o currículo para a formação de professores no primeiro curso superior de Matemática no Norte de Minas Gerais (1968-1978)
  • Autor: Castro e Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de ; Gomes, Maria Laura Magalhães
  • Assuntos: currículo ; curso superior de matemática ; formação de professores ; história oral
  • É parte de: Ensino em re-vista, 2020-04, p.659-679
  • Descrição: Este artigo apresenta olhares sobre o currículo para a formação de professores no primeiro curso superior de Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FAFIL), no Norte de Minas Gerais, nos anos 1968 a 1978. Realizamos uma investigação fundamentada em narrativas de memórias e em documentos educacionais da época. Nossos objetivos foram analisar aspectos dessas narrativas e dos documentos que apresentam indícios sobre o currículo adotado, o que se ensinava e aprendia no curso em foco e registrar nossas impressões sobre o tipo de professor de Matemática que se queria formar. Prestigiamos, em nosso trabalho, a metodologia da História Oral, com a preocupação de articular e fazer dialogar o oral e o escrito. Concluímos que os docentes desenvolviam suas práticas com o objetivo de formar bons professores de Matemática na perspectiva das teorias tradicionais do currículo e que o modelo de formação adotado era calcado no rigor, revelando que o ensino e a aprendizagem da Matemática eram destinados aos bem dotados intelectualmente.
  • Editor: Universidade Federal de Uberlândia
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.