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O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage
Carlos Adriano
Anais do Museu Paulista, 2018-01, Vol.26
[Periódico revisado por pares]
Universidade de São Paulo, Museu Paulista
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Título:
O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage
Autor:
Carlos Adriano
Assuntos:
Arquivo
;
Cinema
;
Found Footage
;
Museu Paulista da USP
;
Reapropriação
;
Santos Dumont
É parte de:
Anais do Museu Paulista, 2018-01, Vol.26
Descrição:
O artigo tem como base o estudo de um raro e extraordinário artefato cinematográfico de Santos Dumont, pertencente à coleção do Museu Paulista da Universidade de São Paulo: um carretel de mutoscópio produzido em 1901. A partir de um inventário analítico sobre a descoberta, a identificação e a restauração do objeto, são abordados o gênero e os procedimentos da reapropriação cinematográfica de arquivo (found footage), apresentando um esboço de taxonomia com suas variantes básicas e mencionando o filme experimental de found footage Santoscópio = Dumontagem, realizado em 2010 como consequência da restauração do filme-mutoscópio de 1901. São apontadas algumas questões corolárias a partir de conceitos apropriados e trazidos ao contexto, como o da meta-história de Hollis Frampton, o da alegoria das ruínas de Walter Benjamin e o da imagem sobrevivente de Aby Warburg. O artigo pretende ainda propor a reapropriação de arquivo como método e poética.
Editor:
Universidade de São Paulo, Museu Paulista
Idioma:
Inglês
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