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Pavilhão Mourisco no contexto do ecletismo carioca

Costa, Renato da Gama-Rosa ; Andrade, Inês El-Jaick

História, ciências, saúde--Manguinhos, 2020-06, Vol.27 (2), p.543-563 [Periódico revisado por pares]

Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

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Citações Citado por
  • Título:
    Pavilhão Mourisco no contexto do ecletismo carioca
  • Autor: Costa, Renato da Gama-Rosa ; Andrade, Inês El-Jaick
  • Assuntos: arquitetura eclética ; HISTORY & PHILOSOPHY OF SCIENCE ; Patrimônio da Ciência e da Saúde ; Pavilhão Mourisco
  • É parte de: História, ciências, saúde--Manguinhos, 2020-06, Vol.27 (2), p.543-563
  • Descrição: Resumo O artigo conta a história do projeto do Pavilhão Mourisco, edifício-sede da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, suas influências e construção. Terminado em fins de 1918, celebrará, em 2021, 40 anos de sua preservação pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, como uma das construções mais representativas do período eclético da arquitetura brasileira. Projetado pelo português Luiz Moraes Jr., sua configuração recebeu influências estéticas, formais, espaciais e funcionais das mais diferentes origens, o que consolidou seu reconhecimento oficial como patrimônio cultural brasileiro. O texto também analisa o contexto urbano em que se deu sua implantação na cidade do Rio de Janeiro e ressalta o momento de revisão historiográfica da arquitetura que contribuiu para o processo de seu reconhecimento enquanto valor cultural e científico. Abstract The article tells the history of the design of the Moorish Pavilion, headquarters of Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), completed in 1918. The year 2021 marks the fortieth anniversary since its listing by the Brazilian heritage protection agency, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, as one of the most representative examples of eclectic architecture in Brazil. Designed by the Portuguese architect Luiz Moraes Jr., its aesthetic, formal, spatial, and functional features derive from multiple influences, which consolidated its recognition as Brazilian cultural heritage. The urban setting in which it was built, in Rio de Janeiro, is also analyzed, and the revision of the historiography of Brazilian architecture, instrumental in the recognition of its cultural and scientific value, is appraised.
  • Editor: Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
  • Idioma: Português;Inglês

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